Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 17 de Maio de 2017 às 13:58
Por: Edivaldo de Sá/Especial para o Repórter News

    Imprimir


A Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Nortelândia está mobilizando a sociedade local para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, que acontecerá nesta quinta (18.05) e sexta-feira (19.05).

Entre as atividades estão uma série de palestras que serão proferidas por voluntários em todas as escolas da rede municipal e estadual de ensino, e uma concentração na área central da cidade.

A Secretária Municipal de Assistência Social e Primeira Dama Márcia Deungaro Fernandes, enfatizou a importância da participação de todos os segmentos organizados ou não nesta mobilização que visa chamar a atenção de todos para a problemática da exploração sexual de crianças e adolescentes.

“Esse combate precisa ser feito diuturnamente, no entanto, este é um dia especial em que todos nós precisamos nos manifestar frente ao problema que afeta todos indistintamente. Dessa forma convoco a sociedade em geral para que possamos debater a situação e encontrarmos juntos mecanismos para enfrentar uma situação que compromete o futuro de nossas crianças e adolescentes” conclamou ela.

O prefeito municipal Zema Fernandes também destacou a necessidade do envolvimento de todos como uma poderosa ferramenta de combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes.

“É uma forma de conscientizarmos as pessoas de que nossas crianças e adolescentes tem direito a uma vida digna e que seja respeitada na sua integridade física e mental, proporcionando mais segurança e qualidade de vida a elas no seu desenvolvimento enquanto seres humanos que são” defendeu ele.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é lembrado em 18 de Maio, em todo Brasil, porque nesta data, no ano de 1973, uma garotinha de 8 anos de idade, na cidade de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e barbaramente assassinada. O seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos.

Diante da repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.

De acordo com a Fundação Abrinq, apenas no ano de 2014 foram registradas 24.575 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. Desses casos, 19.165 foram de abuso e 5.410 de exploração sexual infantil.

Dados como esses, divulgados pelo Disque Direitos Humanos, evidenciam como é importante combater essa realidade. E maio é o mês dessa luta em defesa das crianças e adolescentes.

A Mobilização Intersetorial a favor da criança e do Adolescente em Nortelândia, acontecerá com apresentação e exposição de trabalhos, e participação das Secretarias Municipais, Escolas Municipais e Estaduais, Conselho Tutelar, e Conselho Municipal do Direito da Criança, Pastoral da Criança, Fórum, Defensoria Pública, Ministério Público e outros segmentos da sociedade.

Veja a programação e agende sua participação:

MATUTINO DAS 8:00 AS 9:00 HS

VESPERTINO DAS 14:00 AS 15:00 HS

OLEGARIO MOREIRA DE BARROS

PALESTRANTE: ANTONIO GOES DE ARAUJO

CONSELHEIRO: VALDIRENE SOUZA OLIVEIRA

PALESTRANTE: JOSE CARLOS DE ALMEIDA BENEVIDES

CONSELHEIRO:

HELENA FIGUEIREDO

EMANUEL PINHEIRO

PALESTRANTE: LINEALDO AGUIAR SOBRAL

CONSELHEIRO:

NATALIA MARIA DA SILVA

PALESTRANTE: SANDRO LEITE DOS SANTOS

CONSELHEIRO:

ELENA REGINA CAMPANHOLI

IDALINA DE FARIAS

PALESTRANTE:

SANDRO LEITE DOS SANTOS

CONSELHEIRO:

MARCIA DEUNGARO FERNANDES

PALESTRANTE:

LINEALDO AGUIAR SOBRAL

CONSELHEIRO:

VALDINA ASCARI

ESCOLA JULIO PRAXEDES

PALESTRANTE:

MARLENE JULIA OLIVEIRA SCARPAT

CONSELHEIRO:

-

CRECHE MUNICIPAL ARNOLD

PALESTRANTE:

JUSSARA RODRIQUES DE SOUZA

CONSELHEIRO:

ALINE ITACARAMBY

PALESTRANTE:

JUSSARA RODRIQUES DE SOUZA

CONSELHEIRO:

ALINE ITACARAMBY

Dia 18 DE Maio.

Dia 19 de Maio

Mobilização Intersetorial a favor da criança e do Adolescente com apresentação e exposição dos trabalhos, com participação das Secretarias Municipais, Escolas Municipais e Estaduais, Conselho Tutelar, e Conselho Municipal do Direito da Criança, Pastoral da Criança, Fórum, Defensoria Pública e Ministério Público.

Horário: 8:00 as 11:00 horas

Local: Feira Municipal do Pequeno Produtor - Avenida Getúlio Lino de Souza.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/424481/visualizar/