Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 15 de Agosto de 2017 às 14:09
Por: Gabriela Corsino

    Imprimir


O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Rondonópolis, realiza neste mês, a campanha “Agosto Lilas” que tem por finalidade combater a violência doméstica contra a mulher. O evento contará com ações de mobilização, palestras, encontros, debates e cursos. O mês é escolhido em alusão a Lei Maria da Penha que no último dia (7) completou 11 anos.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Mara Oliveira, afirmou que o grande ganho em relação ao Conselho da Mulher e as mulheres vítimas de violência, tem sido o trabalho em rede, desenvolvido junto ao Poder Judiciário, por meio da Vara de Violência Contra a Mulher, Polícia Militar e Polícia Civil.

Mara Oliveira presidente do conselho da Mulher – Foto: Varlei Cordova/ AGORA MT

“Juntos participamos com a Patrulha de Assistência à Vítimas (PAV) e uma central de atendimento que conseguimos depois de seis anos instalar dentro da sede dos conselhos, onde é possível realizar o registro de Boletim de Ocorrência (BO). Além de contarmos com a parceria da Promotoria de Justiça, secretarias de Promoção e Assistência Social e Saúde e o Núcleo dos Conselhos”, aponta conselheira.

A proposta da campanha é reduzir a cada ano os números assustadores de violência doméstica no Brasil, onde os índices são exorbitantes segundo o Ministério Público, até maiores que em 2016, passaram de 3 mil a quantidade de casos de crimes desta natureza registrados pelas autoridades policiais. Em Rondonópolis os tipos de crimes registrados são de ameaça, lesão corporal, feminicídio, estupro, crimes contra honra e a liberdade de expressão .

Pela legislação, configura-se violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão, baseada no gênero, que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial.

“A violência contra a mulher não é só doméstica. Por isso, defendemos que ela deve ser híbrida para ser efetiva, de modo que a mulher não reviva a violência sofrida por seu agressor a cada audiência do processo”, declarou Mara Oliveira.

Cronograma do “Agosto Lilas”

Durante quatro terças-feiras, do mês de Agosto, acontecerá os encontros no auditório do Conselho Municipal Dos Direitos da Mulher, de Rondonópolis com início as 13:30h. As mulheres contaram com curso de Macrame, corte e costura, pet work, dentre outros. Além de ter cortes de cabelo, química, maquiagem e cuidados estéticos em geral.

“Estamos amparados e conseguimos o nosso espaço. Esse não é um trabalho para quem começou hoje, as outras presidentes também trabalharam para ver o resultado desse conselho em Rondonópolis. Somos uma gestão humanística que trabalha para ajudar, participar e facilitar o acesso e as necessidades das mulheres. O Conselho vem efetuando ações que beneficiam todas as mulheres da cidade e o melhor de tudo é que temos visto resultados”, finaliza presidente.

Ligue 180

A denúncia de violência doméstica pode ser feita em qualquer delegacia, com o registro de um boletim de ocorrência, ou pela Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180). A denúncia é anônima e gratuita, disponível 24 horas, em todo o país. Para proteger e ajudar as mulheres a entenderem quais são seus direitos, em 2014, foi lançado um aplicativo para celular (Clique 180) que traz diversas informações importantes, como os tópicos da Lei Maria da Penha.





Fonte: agoramt

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/425873/visualizar/