Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 16 de Setembro de 2017 às 09:46
Por: Aline Schwaab com Heverton Luiz

    Imprimir


arquivo Pioneira

Em entrevista à Pioneira, o Diretor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto – SAMAE, de Tangará da Serra, Wesley Lopes Torres, falou a respeito do abastecimento de água no município e descartou a possibilidade de racionamento.

O diretor destacou que mesmo assim a população deve continuar com o uso consciente de água, sem desperdício.

“Passamos por aquele período chamado de período de estiagem, onde o consumo é muito elevado em razão à alta temperatura e poeira desse período, mas a gente precisa que a população tenha em contrapartida a consciência de que naquelas ações onde podemos evitar o uso irracional, ou seja, o desperdício, temos que ser bastante vigilantes em relação a isso. Por exemplo, não só nesse período, mas no mundo em que vivemos não é admissível ver pessoas lavando asfalto com água lavada, água potável, lavando calçadas com bico de mangueira, lavando carro com a mangueira jorrando no asfalto, aguando gramas, então são ações que são vedadas. O decreto 286 de 4 de agosto de 2016 continua em vigência, com a possibilidade de notificação e multa de pessoas que insistirem nessa prática de desperdício de água, então o que temos a pedir para a população é o uso racional para que nós possamos abastecer todos os bairros, todas as residências da nossa cidade”, disse.

Conforme o diretor da autarquia, com o período de seca, o consumo de água aumentou consideravelmente. “Só para que possam compreender, até 60 dias atrás, nós tratávamos entre 20 e 22 milhões de litros de água por dia para atender a demanda da cidade. Hoje, nós tratamos entre 26 e 28 milhões e não tem sido suficiente para atender a população e nós já estamos no limite de tratamento dessa água. Então é por isso que a gente precisa que todos compreendam que existem bairros que precisam da economia dos bairros que são bem atendidos para que a pressão da água possa atingir todos os bairros. É uma questão de coletividade, de bem comum, que todo mundo precisa ter essa compreensão nesse momento para que todo mundo tenha água para as suas necessidades básicas e essenciais no seu dia a dia”.

Torres afirmou ainda que com relação ao abastecimento regular de água, a população pode ficar tranquila. “Com relação ao abastecimento esse ano da água bruta, estamos dentro de uma situação sob controle. Além de dois novos grandes reservatórios, que foram executados pelo município e pelo SAMAE no ano passado e que estão cheios, no seu limite de capacidade máxima; estamos tratando ainda, para abastecer a cidade, a água que vem do leito dos rios. Não estamos usando ainda as nossas reservas, mas isso está quase no limite dessa capacidade do rio, então como a gente não sabe quando retoma o período chuvoso de maneira continua, é preciso ter essa percepção do uso consciente da água para que não tenha possibilidade alguma de um racionamento. Pelo volume de água que temos nos rios, pelo volume de água que temos nos nossos reservatórios, estamos tranquilos de que não haverá racionamento nesse ano de 2017, mas para que isso aconteça existe a necessidade da contrapartida da população”.

Já sobre os reservatórios de água que a população tem em casa, Wesley afirmou que não há lei que regulamente o uso, desde que seja de forma racional.

“O SAMAE não tem nenhuma norma que regule a utilização deles, o que existe é uma norma de vigilância sanitária. Por exemplo, não pode deixar a caixa com água destampada porque pode ser um criadouro de mosquitos, também a água não deve ser estocada por um grande período, por muito tempo, porque senão pode perder a sua potabilidade, então tem que ser usada rotineiramente e fora isso, a necessidade de cada um quanto ao uso dos reservatórios. Se você tem uma caixa d’água no seu imóvel que atende o seu consumo por um dia, os demais nesse momento, não há necessidade diante do que nós estamos vivendo, porque nós estamos abastecendo toda a cidade durante todos os dias, aonde a maior dificuldade com a pressão da rede para abastecer, nós temos abastecido durante a madrugada, ou seja, se abastecemos bem durante a madrugada, as pessoas que tem reservatórios para as suas necessidades diárias não sentirão o desabastecimento”, concluiu.

Qualquer dúvida, sugestão ou informação, a população pode lidar no 115.





Fonte: Rádio Pioneira

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/426316/visualizar/