Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 22 de Fevereiro de 2018 às 16:26
Por: Folhamax

    Imprimir


O Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários - SEAF, em parceria com o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável - CEDRS/MT, estão apoiando o município de Querência na elaboração do inédito Plano Municipal da Agricultura Famliar e Indígena - PMAFI.

A elaboração do documento terá como principal subsídio o Plano Estadual da Agricultura Familiar - PEAF MT contemplando os eixos de Produção Sustentável, Agregação de Valor e Comercialização, Assistência Técnica e Extensão Rural, Regularização Ambiental e Fundiária e Governança e Controle Social. Já as diretrizes e ações do PMAFI serão definidas por meio de oficinas a serem realizadas a partir do próximo dia 26 em comunidades rurais, assentamentos e aldeias indígenas do município (Pingos D'água, Chacareiros, São Manoel, Canaã, Caiabi, Brasil Novo e Kisêdjê).

Segundo o superintendente de Agricultura Familiar da SEAF, George Lima, o componente indígena é um grande diferencial do PMAFI, atende a um anseio antigo e o documento elaborado em Querência tem a parceria fundamental de instituições da sociedade civil e do setor privado e funcionará como piloto a ser expandido para os demais municípios do Estado, servindo de instrumento para desenvolver a agricultura familiar.

O Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável do município de Querência, por meio das instituições que o compõe, está coordenando a construção do Plano e também conta com o apoio técnico e financeiro da Secretaria Municipal de Agricultura, da Fundação André e Lúcia Maggi e do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia - IPAM.

“O documento final de Querência será uma 'fotografia' da situação da agricultura familiar indígena referente à regularização fundiária, produção comercialização, entre outros assuntos, assim como elaboramos o Plano Estadual”, comentou o secretário de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários de Mato Grosso, Suelme Fernandes.

PEAF MT

O apoio à elaboração dos Planos Municipais da Agricultura Familiar é uma demanda do Plano Estadual da Agricultura Familiar - PEAF MT, assim como o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável e o incentivo à instituição das Políticas Municipais da Agricultura Familiar.

O PEAF MT foi lançado em agosto de 2017 trazendo diretrizes e ações prioritárias visando nortear a atuação do governo, da sociedade civil e do setor privado para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar em Mato Grosso. O documento pode ser acessado por meio do link http://www.seaf.mt.gov.br/peaf.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/427781/visualizar/