Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 10 de Abril de 2018 às 15:08
Por: Lucas Rodrigues/Midianews

    Imprimir


Tony Ribeiro/Agência F5
O juiz Jorge Tadeu Rodrigues, que deverá ocupar o lugar da juíza Selma Arruda
O juiz Jorge Tadeu Rodrigues, que deverá ocupar o lugar da juíza Selma Arruda

O juiz Jorge Luiz Tadeu Rodrigues, da 2ª Vara Criminal de Cuiabá, deverá ser eleito o titular da Vara Contra o Crime Organizado da Capital, no lugar da vaga deixada pela juíza Selma Arruda.

A vaga foi aberta em razão da aposentadoria da magistrada, no final do mês passado, que deixou a judicatura para concorrer a uma vaga no Senado nas eleições deste ano.

Isso porque, apesar de a remoção ser pelo critério de merecimento e não por antiguidade, ele é o único dos inscritos que pertence à primeira quinta parte (primeiro grupo dos mais antigos) de juízes que atuam na Entrância Especial, formada pelas comarcas de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis.

Assim, como o regimento não permite que juízes de grupos com menor antiguidade concorram com juízes de grupos com maior antiguidade, Jorge Tadeu concorrerá sozinho à vaga deixada pela magistrada.

Ele só não será eleito caso desista de concorrer ou se não cumprir os requisitos exigidos, como a declaração de residência permanente na comarca que jurisdiciona, certidão de inexistência de processos conclusos fora dos prazos legais e também a comprovação de não ter dado causa a adiamento injustificado de audiência, nos últimos dois anos.

Além de Jorge Tadeu, se inscreveram para a vaga: Ana Cristina Silva Mendes, da 10ª Vara Criminal de Cuiabá; Edson Dias Reis, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Rondonópolis; Eduardo Calmon de Almeida Cezar, da Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Várzea Grande; Gonçalo Antunes de Barros Neto, do 8º Juizado Especial Cível de Cuiabá; Marcos Faleiros, atual titular da 7ª Vara Criminal em substituição à Selma.

A Vara Contra o Crime Organizado da Capital é responsável por julgar crimes praticados por organizações criminosas, bem como os delitos praticados contra a Ordem Tributária, Econômica e as Relações de Consumo e os Crimes de Lavagem Econômica e contra a Administração Pública, praticados em Cuiabá.

Nesta vara tramitam centenas de ações de grande complexidade, entre elas as ações derivadas de operações contra a corrupção envolvendo políticos, empresários e servidores.

Entenda a “quinta parte”

O cálculo da quinta parte é feito por meio da divisão de todos os juízes de determinada entrância por cinco. No caso da Entrância Especial (Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis), foram divididos os 111 magistrados por cinco.

Após a divisão, os grupos são organizados de acordo com a antiguidade dos juízes. Os 22 mais antigos ficam na primeira quinta parte, depois os restantes são divididos novamente por cinco, e é formado outro grupo com o mais antigos destes, e assim por diante.

No caso da vaga deixada por Selma Arruda, o juiz Jorge Tadeu é o único que pertence à primeira quinta parte. Já Ana Mendes e Gonçalo Barros pertencem à terceira quinta parte, enquanto Marcos Faleiros está na quarta quinta parte.

Eduardo Calmon está na 13ª quinta parte, enquanto Edson Reis figura na 16ª quinta parte.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/428337/visualizar/