Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 12 de Maio de 2018 às 17:55
Por: Da Assessoria

    Imprimir


O Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde de Mato Grosso (SISMA), em parceria com técnicos da SES/MT promove no dia 22 de maio de 2018 o “I Encontro dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) da Secretaria de Estado de Saúde (SES)”. O evento objetiva discutir as atuais condições de trabalho na Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT), a saúde do trabalhador do Sistema Único de Saúde (SUS), sua valorização e as Políticas de Saúde no Trabalho, e promover o intercâmbio político técnico e de gestão entre os servidores das unidades que compõe a Secretaria em todo Estado.


De acordo com a vice-presidente do SISMA, Ana Claudia Machado que está à frente da organização deste grande evento o Encontro pretende promover maior aproximação dos trabalhadores junto à entidade que representa a categoria multidisciplinar que compõe a Saúde no Estado, visando assim fortalecer, fomentar e democratizar as discussões e reflexões a respeito dos processos de trabalho dos profissionais que compõem o SUS em Mato Grosso.


“Será um dia de intensos debates, onde iremos fazer uma ampla reflexão sobre este importante tema ligado às condições de trabalho e as doenças ocupacionais que afetam a saúde dos trabalhadores, e quem tem sido tema de reflexões, no âmbito nacional e internacional”, sintetiza Ana Claudia.


Em Mato Grosso a iniciativa do debate é inovadora, frente às tímidas ações, em especial no serviço público. “Por isso achamos essencial à promoção deste momento para fomentar e efetivar a politica estadual objetivando a vigilância e proteção à integridade física dos trabalhadores expostos a fatores de riscos no desempenho das funções, bem como de acompanhamento das doenças ocupacionais e restabelecimento ao ambiente de trabalho”, ressalta o presidente do SISMA, Oscarlino Alves.


INSCRIÇÕES


O público alvo do evento são todos os servidores SUS Estadual, sendo as inscrições gratuitas e limitadas a 350 vagas. O SISMA irá custear deslocamento e estadia para os participantes do interior filiados ao sindicato.


Para garantir a presença no evento basta clicar AQUI e preencher o formulário.


“Esperamos com este I Encontro dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde difundir entre os profissionais da carreira da SES/MT, a necessidade de uma maior conscientização e participação dos trabalhadores na construção de um sindicato forte, atuante e que valorize o trabalhador através da luta coletiva pela garantia plena de seus direitos funcionais”, finalizou o presidente do SISMA.


O ENCONTRO

As atividades do evento terão início às 8h com acolhimento “Café, Prosa e Intervenção Cultural”, com apresentação cultural da SES/MT. Logo em seguida será realizada a solenidade de abertura oficial do evento que contará com mesa de convidados.

A Conferência Magna ocorre no período matutino, sendo ministrada pelo Prof. Dr. René Mendes, com o tema “O trabalho seguro e saudável em tempos de precarização no Sistema Único de Saúde: desafios e oportunidades”. Mendes que é especialista em Saúde Pública e em Medicina do Trabalho trará para o debate importantes pontuações, elencando os desafios que os servidores do SUS Estadual vivenciam neste momento caótico e de desmonte para o SUS em todas as esferas.

Ainda pela manhã haverá a segunda conferência com o tema “O E-social no setor público e suas implicações”, proferida pelo Prof. Dr. José Ronaldo Veronesi Júnior, que é fisioterapeuta e atua como perito judicial do Tribunal Regional do Trabalho em Vitória (ES).


No período vespertino, por volta das 13h30min, ocorre a mesa temática sobre “Gestão do Trabalho, Saúde do Trabalhador e Movimento Sindical”, que terá a coordenação de Carmen Silvia Campos Machado e Silvia Aparecida Tomaz. O debate abordará seis temáticas, sendo elas:


1. A realidade dos ambientes de trabalho nas unidades de saúde do Estado, apresentada pelo SISMA/MT.


2. A importância da Ergonomia na Saúde do Trabalhador, com o Prof. Dr. José Ronaldo Veronesi Junior – Instituto Educacional Veronesi (EDUV) e Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN).


3. Desenvolvimento, Saúde do Trabalhador e Ambiente no estado de Mato Grosso, com o Prof. Dr. Wanderlei Pignatti- UFMT/ISC.


4. A Saúde Mental como desafio da vigilância do Trabalhador da Saúde, com o Prof. Ms. Maelison da Silva Neves-UFMT/ Faculdade de Psicologia.


5. Desafios na efetivação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no Estado de Mato Grosso-SES-MT/ SUVS/CEREST Estadual


6. Política Estadual de Saúde e Segurança no Trabalho: Como estamos! - SES –MT/SGP/GSS e SEGES-MT/SGP/CSST

Confira a programação completa nas imagens abaixo, ou faça o download completo do folder contendo a programação do evento no ícone abaixo.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/428644/visualizar/