Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 24 de Setembro de 2018 às 21:27
Por: Flávio Coelho, TV Centro América

    Imprimir


Família participa de evento em defesa da inclusão — Foto: TVCA/Reprodução
Família participa de evento em defesa da inclusão — Foto: TVCA/Reprodução

Um congresso realizado, em Cuiabá, nos dias 21, 22 e 23 de setembro, reuniu mais de 300 surdos de Mato Grosso, Acre (AC) e Rondônia (RO), para tratar a inclusão social por meio de ensinamentos bíblicos.

De acordo com Lokádio Silva, organizador do evento, objetivo é também auxiliar a pessoa com deficiência auditiva a enfrentar os dilemas e desafios do dia a dia.

“A pessoa surda enfrenta desafios em casa, na família, com os filhos, como qualquer outro, porém a limitação da comunicação torna o surdo mais vulnerável e nosso objetivo é de que eles tenham coragem para enfrentar essas limitações”, disse ele.

O intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), Gustavo dos Santos Paes, que é casado com uma surda, diz que tenta incentivar a família a superar os obstáculos diários, especialmente a comunicação.

“São muitos surdos no Brasil e precisamos acolhê-los. Por isso, precisamos também aprender a nos comunicar com eles”, comentou.

Gustavo e a mulher dele, Flávia Nunes, têm um filho e dizem que buscam ensinar o menino a se comunicar na linguagem falada de sinais, assim podem ter uma conversa em família, sem excluir a mãe, por exemplo.

Flávia diz que quando o filho nasceu, a comunicação era a grande preocupação dela. Porém, hoje se sente mais tranquila e se comunica bem com o filho.

Cerca de 400 ouvintes também participaram do congresso.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/428883/visualizar/