Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 25 de Outubro de 2018 às 14:41
Por: Diário de Cuiabá

    Imprimir


O deputado estadual Eduardo Botelho (DEM) afirma que já possui o apoio de oito parlamentares para se manter como presidente da Assembleia Legislativa na próxima legislatura.

“Estou conversando com os deputados, já recebi alguns apoios, alguns deputados pedindo para mim ser candidato, agora vou avaliar tudo isso, ver se existe o interesse dos novos também, são 14. Mas já tem alguns dos novos que já vieram me procurar entendendo que eu deva continuar. Então, vou continuar conversando e tomar essa decisão daqui mais uns dias”, explicou.

O democrata optou por não citar nomes, mas garante que, quando acumular 10 apoiadores irá buscar o respaldo dos demais postulantes ao cargo de presidente.

Além dele, também já se manifestaram interesse na disputa dos deputados Guilherme Maluf (PSDB), que atualmente responde pela primeira-secretaria, e Janaína Riva (MDB).

“Eu só vou conversar com esses pretensos candidatos quando eu tiver um número razoável de deputados me apoiando. Por enquanto, eu não tenho, preciso de pelo menos uns dez apoiadores, e, por enquanto, eu tenho oito. Quando chegarmos em dez vou começar a chamar”, enfatizou.

A maior dificuldade de Botelho deve ser Janaína, tendo em vista que Maluf já declarou que não tem preferência pela presidência, apenas quer se manter na Mesa.

A emedebista, por sua vez, defende a renovação e cita o exemplo do seu pai, o ex-deputado estadual José Riva, que permaneceu por 20 anos alternando entre a presidência e 1ª secretaria da Assembleia.

“Botelho e Maluf contribuíram já com a Assembleia. O Guilherme já foi presidente e primeiro secretário, Botelho já foi presidente. Não quero criar outro deputado Riva. Eles mesmos que criticaram tanto o fato do meu pai continuar na Mesa sempre e não sair nunca. Acho que isso não faz bem nem para Assembleia nem para o deputado que se sujeita a isso, como aconteceu com o meu pai, vi o quanto foi ruim para ele e o quanto foi ruim para Assembleia, que está pagando muito caro por isso. É importante a gente renovar o legislativo”, argumentou.

Para viabilizar o seu projeto, a parlamentar afirma que tem se aproximado, principalmente, dos novatos, que somam a maioria. “Eu estou tentando formar um grupo junto com outros deputados, alguns novatos, outros com mandato, para a gente poder pleitear o espaço na Mesa Diretora. Isso não quer dizer que seja presidente ou 1° secretário, mas nós queremos buscar um espaço para este grupo, porque do jeito que está, na nossa opinião não dá para ficar mais”, finalizou.

Outro que também lançou o seu nome para a disputa nesta semana foi o deputado eleito Ulysses Moraes. Assim como Janaína, ele defende a renovação, por isso colocou o seu nome à disposição.

A eleição da Mesa Diretora ocorre apenas e fevereiro do próximo ano, logo após a posso dos deputados estaduais eleitos.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/428993/visualizar/