Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 16 de Novembro de 2018 às 10:47
Por: Pablo Rodrigo

    Imprimir


Otmar de Oliveira

A defesa do ex-secretário de Estado de Educação, Permínio Pinto (PSDB), comunicou o juiz Marcos Faleiros, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, sobre decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que homologou delação premiada, documento em que acusa o governador Pedro Taques (PSDB) de participar de esquema de fraude em contratos para beneficiar empreiteiras em troca de propina.

A informação consta em decisão da última quarta-feira (13), momento em que Faleiros comunica a suspensão do julgamento da ação penal, oriunda da Operação Rêmora, para colher novo depoimento de Permínio Pinto sobre pontos delatados em sua colaboração. Ou seja, o magistrado suspendeu a fase de sentença para retornar à fase de diligências.


"[...] converto o julgamento em diligência para dirimir dúvida sobre ponto relevante do acordo de delação premiada já homologado pelo STF, determinando a juntada nos autos e a intimação das partes para audiência da oitiva do colaborador Permínio Pinto Filho, ocasião em que será oportunizado o direito de cumprir integralmente o acordo firmado, na presença das defesas constituídas, que será realizada no dia 11 de março de 2019, às 16h, em observância aos princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa", diz trecho da decisão.

O magistrado ainda afirma que, de acordo com a decisão do ministro do STF, Marco Aurélio de Mello, o ex-secretário terá direto aos benefícios da colaboração se "identificar os demais coautores e partícipes da organização e as infrações por eles praticadas; revelar a estrutura hierárquica e divisão de tarefas; auxiliar na prevenção de infrações penais decorrentes das atividades da organização criminosa; reparação total ou parcial do produto ou do proveito das infrações".

Em sua delação, Permínio afirma que chegou a tratar de “algumas licitações para serem direcionadas com o próprio governador”, o que comprovaria que Taques sabia do esquema. Ele teria entregado aos investigadores mensagens do aplicativo WhatsApp em que Taques, candidato à reeleição, pede "facilidade nas licitações".

Além do ex-secretário, os ex-servidores Fábio Frigeri e Wander Luiz dos Reis, os empresários Alan Malouf e Giovani Guizardi, também são réus na ação.

A Operação Rêmora foi deflagrada no início de maio de 2016 pelo Grupo de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) para desmantelar um esquema de fraudes e direcionamento de 23 licitações da Seduc orçadas em R$ 56 milhões para construção e reformas de escolas. Na época, o chefe da pasta era Permínio Pinto (PSDB), que também foi preso em outra fase da Rêmora, deflagrada em 20 de julho de 2016.

De acordo com Ministério Público Estadual (MPE), ficou comprovado que após o pagamento por parte da Seduc aos empreiteiros o valor (inicialmente 5%, depois de 3%) era devolvido a parte da organização criminosa através do arrecadador da propina, Giovani Belatto Guizardi.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/429253/visualizar/