Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 08 de Janeiro de 2019 às 10:02
Por: Diário de Cuiabá

    Imprimir


O deputado estadual Eduardo Botelho (DEM) está se consolidando como único candidato a presidência da Assembleia Legislativa para o biênio 2019-2020. O democrata disputa a reeleição e tem conseguido agregar todos os seus pretensos concorrentes. A maior disputa, agora, é quanto ao candidato a primeiro-secretário em sua chapa.

Até o momento, três almejam a vaga. Trata-se dos deputados estaduais Guilherme Maluf (PSDB), Janaina Riva (MDB) e Max Russi (PSB). Conforme acordo firmado com o presidente, ocupará a vaga aquele que obter o maior número de votos.

“Tenho uma composição com pelo menos sete a oito deputados bem avançada, eu prefiro não citar os nomes por uma questão estratégica. Tenho uma conversa feita com o Botelho, e é verdade existe outros candidatos aí, Janaina e Max. Mas eu não vejo nenhuma definição em questão da Mesa. Então, acho que tem muita água para rolar e como eu já disse acho que será uma eleição que será decidida lá na frente”, afirma Maluf.

O parlamentar tucano cita a sua proximidade com Botelho, tendo em vista que fazem parte da Mesa Diretora desde o início desta legislatura que se encerra no próximo dia 31, mas lembra que o apoio dos demais parlamentares será essencial nessa disputa pela vaga de primeiro-secretário.

“Meu alinhamento com Botelho sempre foi muito bom, tivemos dois anos aí, de entendimento, não criamos nenhum conflito, pelo contrário sempre jogamos juntos, não teria problema em sair uma nova composição, mas é como eu tenho dito, precisa de quem tem votos e qual vai ser o posicionamento dos deputados”, finalizou.

Para ele, outro fator que pode influenciar diretamente na disputa da Mesa Diretora são os projetos que o governador Mauro Mendes (DEM) irá encaminhar para Assembleia Legislativa para serem apreciados nesta semana.

Isto porque, em sua concepção, um eventual apoio dele levará em consideração as votações realizadas neste início de ano. “Isso não vale só para mim, isso vale para todo mundo. Vai ser o momento aonde o Governo precisa muito da Assembleia, e obviamente ele vai estar de olho em quem serão seus parceiros. Isso vai influenciar na formatação da chapa”, acredita o parlamentar.

Vale lembrar, entretanto, que Mendes garantiu que não irá interferir nas articulações para a eleição da Mesa Diretora. Nos bastidores, entretanto, ele já teria se reunido com Botelho para tratar do assunto.

Mendes teria vetado o nome de Janaína, uma vez que acredita que um espaço na Mesa daria mais força e poder para a parlamentar que foi a deputada estadual mais votada do Estado.

Já no que tange a Max Russi, ele próprio estaria recuando da disputa, o que estaria facilitado a articulação por parte de Maluf.

Além de presidente e primeiro-secretário, a Mesa Diretora é composta por outros cinco cargos. A lista inclui primeiro e segundo vice-presidente e segundo, terceiro e quarto secretários. A eleição ocorre no dia 1º de fevereiro, logo após a posse dos parlamentares eleitos. (KA)





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/429816/visualizar/