Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 23 de Janeiro de 2019 às 15:46
Por: Douglas Trielli e Cíntia Borges /Mídia News

    Imprimir


JLSiqueira/ALMT
A deputada Janaína Riva, que criticou aprovação de contas de ex-governador
A deputada Janaína Riva, que criticou aprovação de contas de ex-governador

Por maioria, os deputados estaduais aprovaram as contas referentes ao exercício de 2017, sob o comando do ex-governador Pedro Taques (PSDB). Foram 12 votos pela aprovação e oito contrários. Um deputado se absteve.

A votação ocorreu em uma sessão na presidência da Casa de Leis, na manhã desta quarta-feira (23), e não foi transmitida na TV Assembleia. Isso porque servidores públicos ocupam desde terça-feira (22) o plenário, lugar em que ocorrem as votações.

No Tribunal de Contas do Estado, por onde passam as contas antes da análise da Assembleia, foram encontrados 17 irregularidades consideradas graves ou de moderada gravidade. Foi expedido um total de 44 recomendações ao Governo para as correções.

Já no Legislativo, o relator das contas, deputado Wagner Ramos (PSD), determinou que o governador providencie a regularização das falhas apontadas.

Corre o risco de a Assembleia também responder por aprovar essas contas com tantos questionamentos

Inúmeras pedaladas

A deputada Janaina Riva (MDB) criticou a aprovação do documento. Segundo ela, houve parlamentares que votaram de forma favorável por "pena" do tucano.

Ela citou o fato de Taques ter sido acusado de cometer desvios de R$ 500 milhões do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). O valor foi apontado por uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia.

“Eu ouvi o posicionamento de alguns colegas, alguns votando até por dó. E isso me lembra muito o que aconteceu no passado, que, infelizmente, se votavam contas sem ter critério. Um governo que é acusado de inúmeras pedaladas, de desvio de Fundeb e outras irregularidades, e acaba que se faz uma votação política, não uma votação técnica”, disse.

“É lamentável que a Assembleia se comporte dessa forma. Até porque nós vimos, por exemplo, que o TCE está respondendo de maneira solidária às providências que tomou durante a gestão do Pedro Taques. Eu acho que corre o risco de a Assembleia também responder por aprovar essas contas com tantos questionamentos. Estão dando legitimidade e legalidade às contas que nós sabemos que foram feitas nas coxas”, afirmou.

Ainda corre na Assembleia, agora, as contas referentes ao exercício de 2018, também sob o comando do ex-governador.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/430066/visualizar/