Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 04 de Fevereiro de 2019 às 15:31
Por: Cíntia Borges e Camila Ribeiro/Mídia News

    Imprimir


Alair Ribeiro/MidiaNews
Secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho: base deverá ser formada nesta segunda e terça-feira
Secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho: base deverá ser formada nesta segunda e terça-feira

O secretário-chefe da Casa Civil Mauro Carvalho acredita que ao menos 16 dos 24 deputados estaduais devam fazer parte da base do governador Mauro Mendes (DEM) na Assembleia Legislativa.

“Acredito que acima de 16 ou 17 deputados devem fazer parte da nossa base”, disse o secretário-chefe na manhã desta segunda-feira (4), sem citar nomes.

Carvalho esteve na abertura dos trabalhos da nova legislatura, representando o governador Mauro Mendes. A sessão foi conduzida pelo presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (DEM).

“O governo terá uma base extremamente forte que será formada entre hoje e amanhã dentro da Assembleia”, acrescentou o secretário.

O governo terá uma base extremamente forte que será formada entre hoje e amanhã dentro da Assembleia Legislativa

A expectativa é de que o Governo se reúna com os deputados entre esta segunda-feira e terça-feira (5).

Com os 16 deputados - ou dois terços do Parlamento -, o Governo Mendes terá apoio para aprovar emendas à Constituição Estadual.

Base aliada

Ainda durante a ida à Assembleia, Carvalho minimizou o fato de deputados governistas terem votado contra o pacote de medidas encaminhado pelo Executivo à Assembleia Legislativa, visando o reequilíbrio das contas do Estado.

O deputado Allan Kardec (PDT), que compõe a base, e irá chefiar a Secretaria Estadual de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, por exemplo, foi contra três das cinco mensagens do Executivo.

Para Mauro Carvalho, não há desgaste político na postura do pedetista.

“Não significa que a pessoa que votou contra alguma medida que o Governo tenha mandado para Assembleia Legislativa vá se posicionar fora da base. Cada um tem sua base eleitoral, cada um tem sua responsabilidade. Essa conversa não se une nesse momento”, afirmou.

Kardec foi favorável à junção do Fethab 1 e 2 e a reforma administrativa que, entre outros pontos, diminui de 24 para 15 as secretarias do Governo.

O parlamentar foi favorável a pautas relativas aos servidores públicos do Estado e contra a versão estadual da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), critérios para a concessão da Revisão Geral Anual, e as alterações nas regras do MT Prev.

Oposição

Os deputados Wilson Santos (PSDB), Valdir Barranco (PT) e Lúdio Cabral (PT) já declaram que farão oposição. Wilson foi líder do Governo e secretário na gestão do ex-goverandor Pedro Taques (PSDB), que perdeu a disputa à reeleição.

Já Barranco e Lúdio Cabral fizeram parte da coligação que apoiou o então candidato ao Governo Wellington Fagundes (PR).

As negociações sobre quem deverá encabeçar a liderança da oposição a Mendes deverá ocorrer nos próximos dias.

As sessões desta primeira semana foram suspensas para que os deputados possam articular a composição dos blocos partidários e comissões da Casa de Leis.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/430238/visualizar/