Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 08 de Fevereiro de 2019 às 09:25
Por: Marianna Peres/Diário de Cuiabá

    Imprimir


O clima adverso que tomou conta das lavouras de soja de Mato Grosso começa a mostrar seus impactos sobre as estimativas de produção da safra 2018/19, que devem se consolidar abaixo do esperado inicialmente. Mato Grosso vai colher menos soja nesse ciclo, mesmo com a área cultivada se confirmando 1,64% maior que a anterior.

Cortes pontuais em razão da seca devem puxar para baixo a produtividade, com menor rendimento por hectare, e consequentemente, menor produção, se estabelecendo inferior ao recorde de mais de 32 milhões de toneladas do ciclo passado. A contabilização das perdas foi feita pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) que prevê perdas de 1,80% no volume do grão, em relação ao montante anterior.

Os dados divulgados ontem fazem parte da terceira estimativa da safra de soja 18/19 mato-grossense. Em relação à área semeada, não houve modificação ante ao último levantamento, sendo mantida a previsão de 9,62 milhões de hectares cultivados com a oleaginosa em Mato Grosso. “O ponto de revisão está justamente sobre a produção e produtividade”, alertam os analistas do Imea.

Quanto à produtividade, o regime pluviométrico irregular registrado no mês de dezembro na maior parte do Estado, com chuvas abaixo da média e temperaturas elevadas, limitou o potencial produtivo das lavouras mato-grossenses, o que resultou na revisão da produtividade esperada para o Mato Grosso para 55,34 sacas por hectare, diminuição de 1,58% em relação ao último levantamento, e 3,38% inferior ao observado na safra 2017/18. “As áreas com cultivares de soja precoce acabaram sendo as mais afetadas por esse quadro, dado que naquele momento essas cultivares encontravam-se em fase de enchimento de grãos, o que resultou na limitação das produtividades”, completam.

A região norte foi a mais afetada com este cenário, queda 4,75% quando comparado à safra 2017/18, ficando estimada 55,13 sacas por hectare. Já em números absolutos, a região sudeste apresenta a menor produtividade, 54,65 sacas por hectare, retração de 3,85% ante à safra passada.

Com a queda no rendimento das lavouras no Estado e a manutenção da área semeada, a produção de soja mato-grossense para a safra 2018/19 ficou estimada em 31,94 milhões de toneladas, redução de 1,79% ou 581 mil toneladas em comparação com a safra passada.

“Essa nova estimativa trouxe novas leituras para a soja mato-grossense. Entretanto, ainda restam 62,6% do total da área de soja para ser colhida. Dado a isso, o acompanhamento da colheita em fevereiro de 2019 será importante para a consolidação, da produção”, pontuam. O mês de dezembro foi marcante para o estabelecimento das lavouras devido às condições climáticas desfavoráveis, como chuvas irregulares e altas temperaturas.

Como detalham os analistas, há oscilações de produção e produtividade entre as regiões, devido, sobretudo, às específicas condições climáticas que cada uma delas possui. A região nordeste, por exemplo, apresentou uma produtividade de 55 sc/ha, aumento de 1,4% quando comparado ao levantamento anterior, mas redução de 0,71% se comparado com a safra 17/18.

Em contrapartida, as regiões oeste e sudeste, que concentram, juntas, municípios muito importantes na produção da oleaginosa no Estado, registraram produtividade média de 56,03 sc/ha e 54,65 sc/ha, queda de 4,03% e 3,85% ante a safra anterior, respectivamente. “Como resultado, a produção total estimada foi reduzida em 1,8% menor que a safra 2017/18”.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/430297/visualizar/