Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 08 de Março de 2019 às 09:52
Por: Da Assessoria/AMM

    Imprimir


A escola José Pedro Gonçalves, que leva o nome do avô do ex-governador Pedro Taques, localizada no Distrito de Bauxi, em Rosário Oeste, não é de responsabilidade da prefeitura, conforme a secretária municipal de Educação, Jane Maria Talarico. A escola foi mostrada no programa Fantástico da Rede Globo, do último domingo, 03 de março, como uma das “escolas de lata” de Mato Grosso, em que um terço dos alunos abandonou os estudos por falta de estrutura da unidade escolar.

A secretária explicou que a escola José Pedro Gonçalves está localizada na comunidade rural de Jatobá e pertence ao Estado. Ela frisou que é uma escola com salas anexas das escolas estaduais Marechal Rondon e Elizabet Evangelista. “Nesta escola a prefeitura de Rosário Oeste tem apenas seis alunos da educação infantil. A secretaria de Estado de Educação-Seduc, é a responsável pela gestão da unidade escolar. Junto com a assessora pedagógica Gisele Lara, nos reunimos também com a nova gestão na Seduc em busca de melhorias para a escola”, destacou.

A opção de instalação dos containers foi uma alternativa que o Governo do Estado encontrou em 2016, de forma emergencial, enquanto a escola existente passaria por um serviço de reforma, tendo em vista as péssimas condições da estrutura física da escola existente.

O prefeito de Rosário Oeste, João Antonio da Silva, Balbino, ainda na gestão do ex-governador, esteve várias vezes na Seduc cobrando a reforma da citada escola para que os alunos pudessem frequentar o local em melhores condições de uso, mas se passaram quatro anos e isso não aconteceu.

O município é gestor do transporte escolar para a comunidade através de uma parceria com Governo do Estado. A prefeitura já realizou a licitação para o transporte dos alunos para este ano letivo, cuja empresa vencedora do certame é do município de Denise. Devido ao período chuvoso, as aulas estão previstas para iniciarem no dia 11 de março. “O calendário escolar será devidamente cumprido”, garantiu o prefeito

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, disse que é preocupante a situação de algumas escolas estaduais que funcionam em containeres improvisados, popularmente conhecidos como “escolas de latas”, que não apresentam nenhuma condição de uso e que colocam os alunos em situação de risco. “Acreditamos que governo estadual tomará medidas urgentes no sentido de solucionar problemas como este, divulgado em rede nacional. Já com relação ao transporte escolar feito pelas prefeituras, Fraga ressaltou que está negociando com o governo estadual um reajuste dos valores que atualmente são repassados para os municípios, tendo em vista que os valores atuais correspondem em média 50% daquilo que se gasta com o transporte dos alunos da rede estadual de ensino. “Aguardamos nos próximos dias o resultado dessa negociação”, assinalou.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/430602/visualizar/