Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 30 de Julho de 2019 às 17:31
Por: G1 MT

    Imprimir


Maior parte das pessoas aliciadas ou vítimas de tráfico são submetidas ao trabalho escravo, diz MPT. — Foto: Sérgio Carvalho/ Arquivo pessoal
Maior parte das pessoas aliciadas ou vítimas de tráfico são submetidas ao trabalho escravo, diz MPT. — Foto: Sérgio Carvalho/ Arquivo pessoal

Um levantamento feito pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) aponta que em Mato Grosso, foram abertos 55 procedimentos para apurar denúncias de aliciamento e tráfico de trabalhadores entre os anos de 2014 e 2018.

Os dados divulgados nesta terça-feira (30), marcam o Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas, celebrado hoje.

No estado, o município em que se registra maior prevalência de resgate é Confresa, a 1.160 km de Cuiabá. Onde mais de 1.300 pessoas já foram retiradas de trabalho análogo à escravidão.

Além de ser uma irregularidade trabalhista, o tráfico de pessoas é crime sujeito a até oito anos de reclusão e multa.

Dados nacionais

De acordo com o Ministério da Justiça, em todo o país, os dados mais recentes apontam que a maior parte das pessoas vítimas do tráfico são usadas para fins de exploração sexual ou trabalho escravo.

Ainda segundo o Ministério, grande parte dos aliciados é composta por mulheres.

O MPT, a ONU Brasil e outros parceiros lançaram a campanha 'Somos Livres: todos contra o tráfico de pessoas', com a finalidade é chamar a atenção para a situação das vítimas deste crime.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/432496/visualizar/