Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 16 de Setembro de 2019 às 16:38
Por: Caroline Rodrigues

    Imprimir


O 1º Seminário Estadual de Prevenção e Pósvenção do Suicídio será nesta terça-feira (17) no Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá. O evento terá a participação de vários profissionais e entidades especializada no tema e reunirá cerca de 800 pessoas.

Alan Barros, idealizador do projeto “Tenho Depressão. E, agora?”, conta que o objetivo é reunir em um único local: informação, capacitação e pessoas que precisam lidar com o problema diariamente.

Ele é promotor do evento, que é inédito no Brasil, e irá comandar a capacitação, voltada principalmente para trabalhadores das áreas de educação, saúde e recursos humanos.

“Nos queremos que as pessoas tenham acesso as pesquisas e aprendam como acolher alguém com problema e saibam que entidades podem ajudar”.

De acordo com Barros, identificar, abordar e acolher são de suma importância, uma vez que dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que 90% dos suicídios poderiam ter sido evitados com dialogo.

Programação -

O evento começa às 14h e as pessoas interessadas devem fazer a inscrição previamente pelo site: www.tenhodepressaoeagora.com.br.

A entrada é 2 kg de alimento não perecível, que será entregue a uma instituição de caridade.

Após o credenciamento, haverá uma fala de nivelamento e em seguida começa o ciclo de palestras.

Samira Marcon será a primeira a usar o palco. Ela é coordenadora do Núcleo de Estudos em Saúde Mental (Nesm) e terá como tema a importância em se falar sobre suicídio.

Em seguida, haverá uma mesa redonda que falará sobre comportamento suicida. Nela, estará o doutorando em Enfermagem, Hugo Santos, que abordará sobre a ideação do tema entre universitários.

Também está entre os componentes da mesa, Fernanda Freires, que trata do Risco de Suicídio em Profissionais de Saúde, e Jesiele Spindler, que contribuirá para a discussão com as Atitudes dos Profissionais de Saúde Frente ao Comportamento Suicida.

Já no começo da noite, será a vez de Alan Barros ministrar a capacitação em Prevenção e Pósvenção de Suicídio. Neste momento, os participantes serão preparados para lidar com o problema no ambiente de trabalho deles.

Além disto, terão acesso a ferramentas e estratégias de abordagem das pessoas que precisam.

Ao final dos trabalhos, haverá um Talkshow, com a participação de representantes do Centro de Valorização da Vida, Conselho Regional de Psicologia e também da Associação Mato-grossense de Psiquiatria.

O que esperar -

Alan Barros explica que toda a programação foi preparada cuidadosamente para que os participantes saiam preparados para atuar dentro da rotina de trabalho de cada um.

Barros ainda acrescenta que na elaboração do conteúdo, ele se preocupou em ouvir com atenção todas as entidades parceiras para que o resultado seja positivo, atenda a expectativa de quem se inscreveu e ainda abra as portas para a discussão do tema além do setembro amarelo.

São parceiros no evento: Centro de Valorização da Vida, o Conselho Regional de Psicologia, a Associação Mato-grossense de Psiquiatria, Assembleia Legislativa e Universidade Federal de Mato Grosso, por meio do Núcleo de Estudos da Saúde Mental de Mato Grosso (Nesm).

Projeto “Tenho Depressão. E, agora?” -

O projeto começou com o lançamento do livro, com o mesmo nome, em 2017. Na publicação, o escritor Alan Barros contou um pouco da sua história com a doença e convidou alguns parceiros para contribuírem com a discussão.

A partir de então, Barros começou a desenvolver outras atividades, como palestras, workshops e o curso de capacitação.

Com o aumento da demanda, sentiu a necessidade de iniciar um grupo de ajuda, o #Fale, realizado semanalmente no Cine Teatro Cuiabá.

“Eu fiz da prevenção ao suicídio um propósito de vida e por este motivo pensei no seminário. Vejo ele como um novo ciclo de trabalho, que levará a popularização da discussão, o que nos levará, em um futuro próximo, ao fim do tabu”.

Serviço -

Evento: 1º Seminário Estadual de Prevenção e Posvenção do Suicídio

Local: Teatro Zulmira Canavarros

Horário: 14h às 21h

Inscrições: www.tenhodepressãoeagroa.com.br





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/433098/visualizar/