Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 04 de Março de 2020 às 09:46
Por: Por Flávio Coelho e Emilly Cassim, TV Centro América

    Imprimir


Furto de água é crime — Foto: Lenine Martins/Sesp-MT
Furto de água é crime — Foto: Lenine Martins/Sesp-MT

O furto de água tratada, conhecido como “gato”, contribui para 40% do desperdício em Cuiabá, segundo a concessionária que administra a distribuição de água na capital. Os vazamentos constantes também está entre os motivos para o desperdício de água.

Um estudo do Instituto Trata Brasil, divulgado em 2019, apontou que Cuiabá está entre as 10 cidades do país que mais desperdiçam água.

A pesquisa avaliou os dados mais recentes do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) e teve como referência o período entre 2015 e 2017. O objetivo é apontar as perdas no fornecimento de água.

Conforme o estudo, 65,89% da água tratada é desperdiçada na capital.

Água tratada é desperdiçada em Cuiabá — Foto: TVCA/ReproduçãoÁgua tratada é desperdiçada em Cuiabá — Foto: TVCA/Reprodução

Água tratada é desperdiçada em Cuiabá — Foto: TVCA/Reprodução

Para tentar acabar com o desperdício, a concessionária disse que está fazendo obras em pontos estratégicos da cidade.

“Estamos realizando um trabalho e um grande investimento na setorização, que seria dividir Cuiabá em áreas de medições, para conseguir fazer um equilíbrio hidráulico e saber a quantidade de água que está indo para cada região”, disse o gerente de operações da Águas Cuiabá, Mayckel Pereira.

Obras são feitas para tentar reduzir o desperdício de água na capital — Foto: TVCA/ReproduçãoObras são feitas para tentar reduzir o desperdício de água na capital — Foto: TVCA/Reprodução

Obras são feitas para tentar reduzir o desperdício de água na capital — Foto: TVCA/Reprodução

O gerente de investimentos da concessionária, Kenon Oliveira, disse que o trabalho foi divido em quatro partes.

“Entender a particularidade de cada um é a primeira fase. Já na segunda estamos substituindo as redes mais antigas por materiais mais modernos. Temos redes na região que possuem mais de 40 anos. No terceiro pilar desse sistema estamos investindo em automação para melhorar os processos e o quarto ponto é a hidrometração de toda a cidade”, explicou.

De acordo com o estudo do Instituto Trata Brasil, o desperdício de água faz com que o estado perda 46,2% no faturamento.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/434273/visualizar/