Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 09 de Julho de 2020 às 12:13
Por: Allan Mesquita/Folha Max

    Imprimir


Com o esgotamento das Unidades Terapia Intensiva (UTI) nos hospitais privados, pessoas em estado grave que contraíram a Covid-19 estão sendo transferidas de Mato Grosso para outras cidades e Estados do Brasil. A situação caótica foi destaque na reportagem exibida pelo Jornal da Globo nesta quarta-feira (8).

Há quase duas semanas, as vagas nos hospitais acabaram devido ao alto índice de casos. De acordo com a Secretária Estadual de Saúde, já são 24.804 testes positivos e 921 óbitos pela doença. Diante disso, os pacientes que possuem plano de saúde estão sendo levados de avião para Goiás ou outras unidades hospitalares do Nordeste.

Um dos pacientes transferidos de hospital particular sem leito de UTI foi o irmão de Marcos da Silva Sousa. O homem, que é ajudante geral chegou recentemente no Estado após deixar o Maranhão e foi levado de avião para ser internado no Mato Grosso do Sul.

Ele apresentou sintomas graves da doença e não encontrou leitos intensivos em Mato Grosso. “Ele falou que estava se sentindo muito mal, dor nos pulmões, falta de ar”, comentou o irmão, Marcos da Silva.
No entanto, a realidade não é a mesma para as pessoas que dependem da rede pública. Prova disso é que, até agora, a Defensoria Pública já entrou com pedido de transferência para 65 infectados. Fátima Pedroso da Silva conta que o marido, Ramon de Oliveira, 66 anos, faz parte do grupo de risco e precisa com urgência de uma vaga na UTI. “Essa doença não é brincadeira, se você pegar, você não tem onde encontrar um socorro maior. Está muito precária a saúde aqui”, lamentou.

Para amenizar a situação, o governo de Mato Grosso promete ativar 94 leitos de UTI até o fim de julho. Segundo o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, a demora é pela dificuldade de estruturar os leitos com respiradores e até mesmo na contratação de médicos e outros profissionais de saúde.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/436924/visualizar/