Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 13 de Agosto de 2020 às 09:43
Por: Joanice de Deus/Diário de Cuiabá

    Imprimir


Na quarta-feira, houve focos de incêndio no Morro da Luz e muitos terrenos, na Capital
Na quarta-feira, houve focos de incêndio no Morro da Luz e muitos terrenos, na Capital

A cada dia, novos focos de calor são registrados em Mato Grosso, que lidera o ranking nacional de queimadas.

No Estado, há 20 dias, as chamas vêm consumindo a vegetação no Pantanal, bioma que, entre os municípios de Poconé e Barão de Melgaço, já teve uma área aproximada de 200 mil hectares destruída.

Na quarta-feira (12), Cuiabá registrou queimadas no Parque Antônio Pires de Campos, conhecido como Morro da Luz, no Centro, e em um terreno nas proximidades da Rodovia Elder Cândia (MT-010), na saída para o Distrito da Guia.

No Pantanal, 101 homens estão sendo empregados na operação “Pantanal II”, deflagrada para conter o incêndio que assola o bioma desde o fim de julho passado.

Por lá, bombeiros militares de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, militares da Força Aérea Brasileira e da Marinha e funcionários do Sesc Pantanal se arriscam para extinguir as chamas.

Os primeiros focos de incêndio foram registrados em 21 de julho em Poconé (100 km ao Sul da Capital).

Diante do cenário, o prefeito Atail Marques do Amaral decretou situação de emergência.

Somente por lá, os dados preliminares apontam que já foram atingidos 108 mil hectares.

De Poconé, o fogo atingiu outros 77 mil hectares em Barão de Melgaço (114 km ao Sul de Cuiabá).

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em uma das frentes de trabalhos, os operadores de máquinas abrem os aceiros.

A outra parte da equipe realiza ações coordenadas para posicionamento do caminhão pipa de onde serão lançados os jatos de água.

E os demais usam entram com os abafadores para extinguir os últimos resquícios de fogo.

Enquanto parte da equipe age no solo, os dois aviões Air Tractor lançam três mil litros de água a cada voo.

Segundo o secretário Executivo do Comitê do Fogo, coronel BM Paulo André Barroso, as labaredas altas, que poderiam ser avistadas do aeródromo do Sesc Pantanal, baixaram e fumaça preta clareou.

Ontem, as equipes também confirmaram o êxito em uma ação de contenção de um incêndio que avançava em sentido Leste dentro da Reserva Particular de Patrimônio natural (RPPN) Sesc Pantanal, no município de Barão de Melgaço.

Segundo a Sema, foi construída uma linha de 14 quilômetros de defesa, poupando 23 mil hectares da reserva e evitando que o fogo chegasse ao hotel.

Os trabalhos de contenção desta frente tiveram início no domingo (09) e as equipes seguem atuando nos demais pontos considerados prioritários.

Já no Morro da Luz, o incêndio foi registrado durante a madrugada. O fogo começou por volta de 1 hora da quarta-feira e foi controlado horas depois.

O Morro da Luz é uma área de preservação permanente, que fica na região central da Capital.

Logo após, no fim da manhã, o Corpo de Bombeiros e equipes da Defesa Civil municipal foram acionadas para conter uma queimada de grande proporção na saída para o Distrito da Guia.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais, um total de 59.443 focos já foram registrados em todo país desde janeiro deste ano.

Do total, 12.027 em Mato Grosso, que contabiliza um aumento de 4% se comparado ao mesmo período do ano passado (11.490).

Em segundo lugar no ranking, vem o Pará (8.095) seguido do Amazonas (6.171).

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA – Em Poconé, o prefeito Atail Marques do Amaral decretou situação de emergência devido às queimadas que, consequentemente, tem refletido na qualidade do ar.

O documento terá validade até dia 20 de janeiro 2021 e já teve reconhecimento vigente pelo Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec), que é um órgão consultivo do Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil (Conpdec).





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/437579/visualizar/