Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 14 de Dezembro de 2020 às 19:17
Por: Keka Werneck e Allan Pereira/RD News

    Imprimir


Governador Mauro Mendes (DEM) disse hoje (14), durante lançamento de leilão de rodovia, que foi pessoalmente ao Instituto Butantan, no Rio, para estreitrar as tratativas sobre a Coronavac, que é a vacina chinesa de barreira ao coronavírus e está sendo produzida pelo Brasil. Falou com o diretor do Instituto, Dimas Covas, e expressou o desejo de comprar 500 mil doses inicialmente, desde que seja aprovada.

Mauro diz acreditar que o governo federal vai fazer sua parte, coordenando política nacional de imunização, já que esta é a função histórica do Ministério da Saúde, porém, diante da "celeuma, vai, não vai" fazer isso, resolveu tomar iniciativa própria.

O governador ressaltou a importância do Instituto Butantan, que tem mais de um século de serviços prestados na produção de 70% das vacinas aplicadas em brasileiros, e portanto "não é de governador a, b ou c". Quem largou na frente nessa negociação com o Butantan foi o governador de São Paulo, o João Doria. Tanto é que essa vacina, além de ser chamada de chinesa, também tem tido o "apelido" de vacina do Doria.

Segundo Mauro, a visita foi importante para ele não acompanhar os fatos somente pela imprensa, mas se informar pessoalmente sobre o custo e quando as doses estarão disponíveis e quando.

Com a ausência do secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, que está internado em São Paulo, no Hospital Albert Einstein, com Covid-19, a secretária executiva Danielle Carmona, vai conduzir a política local.

Mauro também respondeu que, uma vez compradas as doses, elas serão distribuídas pela rede SUS, em conversação com gestores municipais. O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) já manifestou também interesse em comprar doses para Cuiabá. "O prefeito que desejar pode fazer a mesma coisa, pode ir lá, pode comprar, como ente público, inclusive a preferência é para ente público e não privado. Mas o governo comprando vai trabalhar com a rede SUS, nas prefeituras. Fazer chegar até a população".





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/439661/visualizar/