Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 28 de Março de 2021 às 08:37
Por: Da Redação

    Imprimir


Secom-VG

Várzea Grande começou a cumprir, no sábado (27), a quarentena de dez dias estabelecido por Decreto 39/2021 do prefeito Kalil Baracat (MDB).

Os serviços considerados não essenciais estão proibidos de funcionar ou estão com sua capacidade de atendimento limitada, bem como o horário de funcionamento reduzido.

“Estamos procurando uma medida para reduzir o crescente número de casos de Covid-9 e de mortes, ao mesmo tempo em que reforçamos a vacinação para imunizar o maior número de pessoas e, com isto, impedir o avanço da doença”, disse o prefeito.

O Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus (Covid-19) de Várzea Grande conta com a participação de representantes do comércio e da indústria, que ajudaram na melhor forma do decreto ser publicado e não impactar tanto na economia daqueles setores não essenciais, mas que geram emprego e renda para milhares de pessoas.

Kalil Baracat obsrevou que o Decreto 39/2021 permite que os comércios, empresas e, até mesmo indústrias, consideradas não essenciais poderão funcionar por meio de delivery.

Ou seja, mesmo estando fechados ao atendimento ao público, poderão vender, comercializar seus produtos online e promover a entrega, respeitando as regras do distanciamento social, uso rigoroso de máscara e álcool em gel entre outras medidas.

O decreto proíbe aulas presenciais, festas e eventos, vendas de bebidas alcoólicas para consumo no local e fecha todo o serviço que não é considerado pelo decreto presidencial 10.282/2020 como essencial, como no caso das indústrias de alimentos, supermercado, mercados, farmácias, clínicas médicas entre outros que a população necessita manter em sua rotina.

O prefeito disse ainda que reconhece a necessidade que muitos trabalhadores têm em manter a sua renda e que reconhece também que esses dias paralisados irão comprometer os seus recursos financeiros, porém a necessidade desses dias de isolamento se faz necessário.

“Pedimos a compreensão, a conscientização e colaboração de toda a população, por isso, peço que todos que puder fiquem em casa e que reforce os cuidados e mantenham os protocolos de segurança, como o uso de álcool em gel e máscara de proteção, pois a vida vale que qualquer outra coisa”, dissde

Conforme o decreto, fica suspensa a retomada das atividades presenciais nas unidades de ensino privadas do município de Várzea Grande, no que se refere à educação infantil, com retorno em 6 de abril, durante no período de 27 de março até 5 de abril.

Também ficam suspensas todas as atividades educacionais presenciais, no sistema público e privado, exceto as aulas práticas da área de saúde, com retorno híbrido para as unidades privadas em 6 de abril de 2021.

As secretarias e autarquias municipais, nesse períodol, funcionarão apenas em regime de plantão e escala, com número reduzido de funcionários públicos, das 8 às 12h, podendo este horário ser expandido pelo secretário ou diretor-presidente até às 18h.

O servidor público municipal, quando não estiver na escala de trabalho, deverá exercer a sua jornada de trabalho por meio de home office, porém este Decreto Municipal não se aplica aos plantões e às atividades públicas essenciais que não permitem interrupções.

Ficam mantidas as atividades essenciais inadiáveis, nos termos do Decreto Nacional n˚ 10.282, de 20 de março de 2020, com o respeito ao distanciamento entre as pessoas e demais medidas sanitárias de prevenção e combate ao coronavírus.

Nos termos do decreto estadual, os estabelecimentos comerciais funcionarão com 30% da sua capacidade (exceto supermercado, mercados e congêneres, que terão capacidade máxima de 50%), e horário de funcionamento de segunda-feira a sexta-feira, autorizado o funcionamento entre 5 e 20h e aos sábados e domingos, autorizado o funcionamento somente no período compreendido entre 5 e 12h.

Os supermercados, mercados e congêneres poderão funcionar aos sábados até às 20h, ficando vedado o consumo de bebidas alcoólicas no local, obedecidos os protocolos de saúde.

Os bares, distribuidoras de bebida, lanchonetes e congêneres não funcionarão com atendimento presencial, podendo apenas funcionar no modo drive-thru e delivery, respeitada todas as medidas do Ministério da Saúde.

Os restaurantes e congêneres poderão funcionar na modalidade take-away (atendimento no balcão sem consumo local) e drive-thru até às 20h45, permitido o serviço de delivery até às 23h59.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/441611/visualizar/