Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Ciência/Pesquisa
Sexta - 03 de Agosto de 2012 às 21:38

    Imprimir


Uma equipe de cientistas americanos acredita ter dado um grande passo na área de tratamentos cardíacos. Eles descobriram uma molécula que pode transformar uma célula-tronco em uma célula do coração. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail.

Pesquisadores do Instituto de Pesquisa Médica Sanford-Burnham, do Instituto de Pesquisa Biomolecular Humana e do ChemRegen procuram por moléculas que possam converter células-tronco em células cardíacas há cerca de oito anos. Os cientistas usaram um robô para percorrer uma grande coleção de drogas químicas, e assim descobriram a ITD-1, uma molécula que pode ser usada para gerar um número ilimitado de células cardíacas a partir de células-tronco.

Autor principal do estudo, Mark Mercola, do Sanford-Burnham, destaca que as doenças de coração causam um grande número de mortes. "O fato de nós não podermos substituir músculo cardíaco perdido leva, irreversivelmente, a um declínio nas funções do órgão e, finalmente, à morte. A única maneira de substituir efetivamente as células musculares do coração, chamadas cardiomiócitos, é transplantar o coração inteiro", explicou.

No entanto, espera-se que as drogas possam, um dia, simplesmente permitir o crescimento de células novas e saudáveis. "Usar uma droga para criar um novo músculo cardíaco a partir de células-tronco é muito mais atraente do que um transplante", diz o pesquisador.

"Em algum momento, a ITD-1 pode se tornar a base para um novo medicamento para doenças cardiovasculares. A droga poderia limitar a insuficiência cardíaca e promover a formação de um novo músculo", corrobora Erik Willems, um dos autores da pesquisa.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/44569/visualizar/