Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 16 de Dezembro de 2021 às 09:25
Por: LISLAINE DOS ANJOS

    Imprimir


JL Siqueira/ ALMT
Deputados fazem sessões extras no final do ano para aprovação do Orçamento
Deputados fazem sessões extras no final do ano para aprovação do Orçamento

Os deputados estaduais mantiveram todos os 32 vetos do Governo do Estado na votação que ocorreu em três sessões na quarta-feira (15). Eles convocaram novas sessões para esta quinta-feira (16), quando deve ser analisado o projeto que autoriza o pagamento de Revisão Geral Anual de 7% aos servidores em 2022.

A mensagem do Governo foi lida ontem e a expectativa é de que passe por duas votações para aprovação ainda nestq quinta, a fim de que seja liberada a segunda votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) do próximo ano.

A votação dos vetos na Casa chamou a atenção, uma vez que a grande maioria tinha parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) pela derrubada, mas todos foram mantidos pelo Parlamento.

Entre os projetos vetados estão alguns polêmicos, como um que previa a distribuição de máscaras PFF2 como proteção contra a Covid-19 para a população mais vulnerável, e outro que obrigava o Sistema Único de Saúde (SUS) a fornecer medicamentos à base da substância ativa canabidiol aos pacientes atestados com condições médicas debilitantes.

Ambos foram barrados pelo Governo por vício de iniciativa, uma vez que o Legislativo não pode criar despesas ao Executivo.

Membro da base do Governo, o deputado Eduardo Botelho (DEM) creditou a vitória do Executivo na Casa às recentes tratativas entre os dois poderes, como o reajuste da RGA dos servidores, a redução da alíquota da Previdência dos militares de 14% para 10,5% para quem ganha até R$ 9 mil e a liberação da maior parte das emendas dos parlamentares.

“Aqui funciona como Bolsa de Valores, depende do humor. Hoje os deputados estão bem-humorados e estão mantendo todos os vetos. Acho que tem a ver com essas negociações, com as emendas liberadas, com tudo isso”, disse.

Orçamento

A LOA chegou a entrar na pauta ontem, mas recebeu pedido de vista de 24 horas pelo deputado Lúdio Cabral (PT). O pedido foi compartilhado pelo deputado Wilson Santos (PSDB) e o líder do Governo, Dilmar Dal Bosco (DEM).

Apesar de constar na pauta de hoje e do líder não ver motivo para o não encerramento do debate ainda nesta sessão, a expectativa de parlamentares da base é de que o projeto apenas seja aprovado de forma definitiva apenas na semana que vem.

O projeto, que fixa as receitas e despesas do Executivo em R$ 26,5 bilhões para 2022, foi aprovado em primeira e recebeu centenas de emendas dos parlamentares.





Fonte: MidiaNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/449232/visualizar/