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Carros & Motos
Quinta - 14 de Novembro de 2013 às 09:37
Por: Canarinho Press

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Faróis de xênon são permitidos somente em veículos que saem com esse componente de fábrica
Faróis de xênon são permitidos somente em veículos que saem com esse componente de fábrica
Permitidos apenas nos veículos originais, os faróis de xênon precisam de cuidados especiais em relação à limpeza e regulagem. Se você tem um carro com esse componente, veja como cuidar.


 
A instalação dos faróis de xênon é proibida no Brasil pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A medida de segurança foi adotada para visar a proteção da visão dos motoristas que vêm em sentido oposto. Contudo, a permissão foi mantida para os veículos que vêm com o equipamento de fábrica. A reposição também pode ser feita em caso de quebra.


 
O primeiro cuidado é em relação às lâmpadas xênon, que têm vida útil de seis anos, em média. Em relação às lâmpadas comuns, elas duram cerca de três vezes mais. É sempre bom verificar o funcionamento, especialmente antes de viagens.


 
Os faróis também se desregulam pela oxidação e, até mesmo, desgaste natural. Isso é mais comum em veículos que circulam muito em estradas esburacadas. A regulagem desse tipo de farol é de extrema importância. Por ser aproximadamente três vezes mais forte do que o farol comum, se deve tomar cuidado com acidentes pela incidência direta da luminosidade nos olhos de quem está no sentido contrário. Deve-se prestar atenção ao farol da direita: este deve ter maior abrangência do que o da esquerda. Assim, a visão do motorista que vem do sentido oposto se preserva. 


 
A regulagem deve ser feita em empresas especializadas pelo menos uma vez por ano, levando em conta os critérios estabelecidos pelo Contran. Caso a luz esteja prejudicando veículos que vêm no sentido contrário, o motorista pode levar uma multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira.



Limpeza


 
É obrigatório a existência de um dispositivo capaz de executar a manutenção dos faróis. Normalmente é caracterizado por um pequeno esguicho preso ao para-choque dianteiro do veículo. Ao ser acionado por um comando no interior do carro, o dispositivo trata de borrifar água nos faróis.





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