Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 28 de Março de 2022 às 17:04
Por: Nayara Takahara | Seplag

    Imprimir


Ao todo, foram escolhidos nove projetos de todo o país, das 10 vagas ofertadas.

A | A

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), foi selecionado para o programa “Janela GNova – CoLabs 2022”, iniciativa do Governo Federal voltada à orientação e treinamento das unidades de inovação no setor público.

Promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o programa objetiva estimular o desenvolvimento de competências para realização de projetos de inovação de forma autônoma. Também busca fortalecer a rede nacional de laboratórios e do ecossistema de inovação.

Ao todo, foram escolhidos nove projetos de todo o país, das 10 vagas ofertadas, que receberão apoio gratuito para o desenvolvimento de laboratórios de inovação, durante quatro meses.

“De forma isolada, alguns órgãos do governo do Estado têm promovido ações para incentivar os servidores inovadores, mas que acabam se pulverizando em meio à falta de uma cultura inovadora. Tendo isso em vista, nós enviamos para a seleção o projeto ‘Inovadores no Poder Executivo de Mato Grosso, os desafios de uma nova cultura’ e, para nossa alegria, fomos escolhidos entre tantas outras propostas”, conta a coordenadora de Intraempreendedorismo e Inovação em Práticas Públicas da Seplag, Alessandra Oliveira.

Segundo o secretário adjunto de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas da Seplag, Sandro Brandão, a inovação no setor público estadual precisa ser desmistificada.

“Não precisamos somente criar coisas inéditas, precisamos criar mecanismos para melhorar a vida do cidadão por meio da implantação de pensamentos, práticas e projetos que impactam positivamente na estruturação de políticas públicas, em nossos processos e em nossas entregas. E isso só será possível com o envolvimento das pessoas, não apenas com o uso da tecnologia. Intraempreender na administração pública é o caminho para o sucesso de nossas ações”, acrescentou Brandão.

“Agora, com a criação do Sistema de Inovação em Práticas Públicas do Estado de Mato Grosso (Sinova-MT) e com a tutoria da Enap, vamos proporcionar um espaço para que as ideias, as práticas, as técnicas e até mesmo os erros possam ser trabalhados. O laboratório de inovação será um dos ambientes propícios para que toda essa transformação ocorra”, completou Alessandra.

Confira a lista dos projetos selecionados. Para mais informações, acesse a página do Sinova-MT.

Equipe de inovação da Seplag-MT. Da esquerda para a direita: Sandro Brandão, Caroline Lanhi, Alessandra Oliveira, Flávia Pimenta e Washington da Silva. Foto por Augusto Cesar | Seplag





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/451218/visualizar/