Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Sexta - 18 de Novembro de 2022 às 09:08

    Imprimir


Policiais federais começaram a cumprir, no início da manhã desta quinta-feira (11), 12 mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva, em uma operação que investiga fraudes no auxílio emergencial do governo federal. Segundo os investigadores, o desvio chega a R$ 30 milhões.

A PF afirma que os suspeitos criavam contas bancárias na Caixa Econômica Federal, em nomes de terceiros, para receber o auxílio de forma fraudulenta. Em seguida, segundo os investigadores, o grupo passava os valores para outras contas. O objetivo era evitar que, se descoberto o crime, a conta que recebeu o auxílio fosse bloqueada e eles ficassem sem o dinheiro.

De acordo com a Polícia Federal, o esquema ocorria no Distrito Federal e em Águas Lindas de Goiás, no Entorno do DF. Os investigadores chegaram à fraude a partir de consultas na Base Nacional de Fraudes no Auxílio Emergencial (BNFAE), e identificaram diversas irregularidades em 2020, 2021 e 2022.

A PF diz que "as evidências encontradas até o presente momento mostram claramente a existência de indícios da prática do crime de fraude eletrônica praticado por organização criminosa, cujas penas se somadas podem chegar a 18 anos de reclusão". A operação ganhou o nome de "Saque Antecipado".

Medidas cautelares

Segundo a corporação, em relação a três investigados, foram determinadas as seguintes medidas cautelares:

recolhimento domiciliar das 20h às 6h, em dias úteis, e recolhimento domiciliar integral nos finais de semana e feriados; proibição de se ausentar da Comarca do domicílio sem autorização judicial; proibição de alteração de endereço sem comunicar ao juízo; comparecimento mensal perante a Justiça Federal do local da residência para justificar e comprovar suas atividades;

obrigatoriedade de acompanhar todos os atos processuais a que forem convocados; proibição de manter contato com os demais investigados, salvo se cônjuge/companheiro(a).

A Polícia Federal também está autorizada a realizar visitas no imóvel em que a medida será cumprida, qualquer dia da semana, a fim de checar se todas as condições estão sendo obedecidas.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/455504/visualizar/