Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 17 de Maio de 2023 às 17:24
Por: Jolismar Bruno - Especial para o GD

    Imprimir


Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) confirmou nessa segunda-feira (15) a detecção de casos influenza aviária em 3aves silvestres no litoral do Espírito Santo. O vírus pode ser transmissível aos humanos. Mesmo diante da confirmação do caso, o GACC da China derrubou a suspensão de uma planta frigorífica para aves e suínos de Lucas do Rio Verde (MT), que já vigorava desde a pandemia da covid, e também uma planta de bovinos em São Geraldo do Araguaia (PA).

“Independente de qualquer crise sanitária, o Brasil tem um bom controle, garante a qualidade de seus produtos e continua exportando para os mercados mais exigentes’, disse o gestor da pasta, Carlos Fávaro em um vídeo publicado em seu perfil no Instagram.

A influenza aviária é uma doença altamente contagiosa, que acomete humanos e, que pode ser letal. Fávaro, em entrevista a rede CNN Brasil, defendeu a garantia da qualidade dos alimentos para humanos e animais por meio de trabalho em conjunto do Mapa, Ministério da Saúde e Ministério do Meio Ambiente.

Faváro ainda destacou que as aves contaminadas com a influenza aviária, no Espírito Santo, são aves de região de mar.

“Não há risco de contaminação dos nossos criatórios comerciais o que dá total tranquilidade ao consumo de carne de frango da população brasileira e também dos nossos exportadores. Mas estamos no sistema de alerta, detectamos esses casos, os animais já se encontravam mortos nas praias do Espírito Santo, foi levado para laboratório”, explicou.

O caso do Espírito Santo citado por Fávaro é o mais recente registrado.

Outros países da América do Sul, como a Bolívia, já registraram casos da influenza aviária neste ano. Por razão de a Bolívia fazer fronteira com Mato Grosso, o Instituto de Defesa Agropecuária do estado (Indea) realizou ações nos municípios mato-grossenses próximos da região conscientizando da população dos riscos e cuidados que devem tomar para prevenção da doença.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/459881/visualizar/