Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 29 de Agosto de 2023 às 06:29
Por: Redação Primeira Página

    Imprimir


Fablicio Rodrigues

Moisés dos Santos, prefeito de Juscimeira, a 164 km de Cuiabá, decretou situação de emergência, em razão da falta de chuvas no município. De acordo com o documento, as chuvas que ocorreram entre os meses de novembro de 2022 e abril de 2023 foram insuficientes para abastecer os rios e poços de comunidades rurais.

Assentamento sem água em Juscimeira (Foto: defesa civil municipal)Gado sofre com a falta de água em Juscimeira. (Foto: Defesa Civil de Juscimeira)

Com a chegada da estiagem a partir de junho deste ano, e sem chuva há cerca de 120 dias, a situação de seca se agravou em algumas comunidades rurais. Na semana passada, a Defesa Civil do município fez um levantamento e descobriu que mais de 560 moradores de assentamentos estavam enfrentando dificuldades em razão da falta de água.

O decreto, assinado na última quinta-feira (24), considera a situação especialmente dos assentamentos Santo Expedito, Geraldo Pereira de Andrade e 17 de março.

A situação atinge os pequenos produtores que sobrevivem da agricultura familiar, pecuária de leite e produção de hortifrutigranjeiros. Com o decreto, a administração pública visa conseguir recursos para promover o abastecimento dessas comunidades com caminhões-pipa e água potável.

De acordo com a chefe da Defesa Civil Municipal, Camila Dias, a prefeitura pretende fazer a distribuição de cestas básicas e água mineral para ajudar essas famílias em vulnerabilidade.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/461277/visualizar/