Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 06 de Novembro de 2023 às 11:08
Por: Por Sofia Pontes, g1 MT

    Imprimir


Pesquisa da Pecuária Municipal MT — Foto: IBGE

Pesquisa da Pecuária Municipal MT — Foto: IBGE

Mato Grosso é o estado com a maior produção de bovinos no país, com 9,5 vezes mais cabeças de gado do que habitantes, conforme os dados divulgados pela mais recente Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estado é líder na produção entre os estados brasileiros desde 2004, seguido pelo Pará e Goiás, respectivamente.

Segundo o estudo, o rebanho bovino de Mato Grosso aumentou 5,6%, passando de 32.424.958 cabeças de gado, em 31 de dezembro de 2021, para 34.246.313, na mesma data de 2022.

Se comparado com o número de habitantes (3.658.813), o estado possui mais de 9 cabeças de gado por pessoa.

De acordo com a analista da PPM, Mariana Oliveira, a produção de bovinos tem aumentando no Brasil desde 2019, por causa dos bons preços da arroba e do bezerro vivo.

“Houve um processo de retenção de fêmeas para reprodução, devido aos preços mais atrativos. Mas a expectativa é de que a alta dos preços tenha se encerrado em 2022, quando observamos, também, aumento no abate de fêmeas”, aponta.

ranking sp animais — Foto: Arte g1

ranking sp animais — Foto: Arte g1

Municípios líderes na produção

O município com maior quantidade de bovinos no país é São Félix do Xingu (PA), que mais uma vez liderou o ranking municipal, com rebanho de 2,5 milhões de cabeças. Esse número equivalente a 10,2% do efetivo paraense e 1,1% do total brasileiro.

Já em Mato Grosso o município líder na produção bovina é Cáceres, a 250 km de Cuiabá, que ocupa sexto lugar no Brasil, com 1,2 milhão de bovinos. Vila Bela da Santíssima Trindade é o segundo do estado e o sétimo no ranking do país, com 1,1 milhão de cabeças. Em terceiro lugar está Juara, que também ocupa o décimo lugar no cenário nacional, com 1 milhão de cabeças.

Pesquisa da Pecuária Municipal MT — Foto: IBGE

Pesquisa da Pecuária Municipal MT — Foto: IBGE

Mato Grosso tem ainda outras quatro cidades no top 20 com os maiores efetivos de suínos: Nova Mutum é o décimo (310.000 cabeças), Vera vem na sequência em 11º (300.413), Sorriso fica em 14º lugar (264.122) e Diamantino em 18º (242.722).

O Brasil tem 203 milhões de habitantes humanos, que abarrotam as capitais e grandes centros do país. É bastante, mas não se compara à quantidade de animais criados em fazendas para servir à nossa população e à de outros países: 1,9 bilhão

🐮Produção de origem animal

Esses rebanhos produzem muito do que comemos, bebemos e vestimos.

🐄Do gado, por exemplo, vem a carne e uma grande variedade de produtos, como biodiesel, fertilizantes, produtos de higiene e até gelatinas.

Existem outros produtos curiosos, como:

  • 🐔Pé de galinha, que é comido que nem pirulito na China, um dos nossos maiores compradores;
  • Carne de cavalo (sim, existe e é autorizado pela lei);
  • Outras carnes diferentes, de capivaras e búfalos.

🧐Como é feito o estudo?

O IBGE afirma que obtém os dados por meio de consulta a entidades públicas e privadas, produtores, técnicos e órgãos ligados direta ou indiretamente à produção, comercialização, industrialização, fiscalização, fomento e assistência técnica à agropecuária

vacas_campo






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/462103/visualizar/