Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 10 de Novembro de 2023 às 11:09
Por: Davi Vittorazzi/ Primeira Página

    Imprimir


CNA Wenderson Araujo Trilux

A instabilidade de chuvas tem atrasado a semeadura de grãos em Mato Grosso, como de soja, feijão e milho. A análise é do Boletim da Safra de Grãos 2023/24 da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), divulgado nessa quinta-feira (9).

Máquina fazendo semeadura de cultura. Semeadura de algumas culturas está lenta em MT. (Foto: Reprodução)

O boletim aponta que na maior parte do Centro-Oeste, as chuvas foram irregulares e mal distribuídas, com volumes menores que 120 mm, especialmente em áreas ao Norte.

O baixo índice de chuva associada às altas temperaturas, resultaram em níveis de umidade no solo persistentemente baixos, sendo insuficientes para o início das culturas da primeira safra, diz a Conab.

Soja

Em Mato Grosso, as chuvas irregulares e as altas temperaturas chegaram a interromper o plantio em diversas regiões. Atualmente, o plantio já chegou a mais de 80% da área prevista.

Os atrasos da semeadura, em razão da condição climática, podem impactar o planejamento ao longo da safra 2023/24, influenciando nos cultivos de segunda safra.

Apesar dos problemas climáticos, a maioria das lavouras estão mantendo bom desenvolvimento, principalmente no extremo-oeste, onde há menor variação das condições climáticas. No entanto, deve haver a necessidade de replantio em alguns talhões mais afetados pela falta de chuvas em várias partes do estado.

Algodão

O plantio está previsto para ocorrer apenas em dezembro, as atenções relativas ao algodão, neste momento, estão no encerramento da safra recentemente colhida e nos trabalhos de campo.

Com essa adversidade na segunda safra, a expectativa é que o algodão ganhe áreas anteriormente alocadas ao cereal. A rentabilidade e negociação no mercado futuro estão em ritmo baixo.

Arroz

Mesmo com o pouco volume de chuvas para a cultura, houve o início do plantio, mas priorizando os talhões mais argilosos, onde o solo possui maior capacidade de manter a umidade.

A semeadura do arroz teve início antecipado, abarcando pouco mais de 1,42% da área prevista no estado. Por conta da exigência hídrica do arroz, espera-se a regularização das chuvas para conclusão das operações em campo.

Feijão (caipu)

A análise mostra que até o final de outubro a semeadura tinha alcançado cerca de 60% da área total estimada. Apesar disso, as chuvas irregulares e desuniformes, somado às altas temperaturas, limitaram as operações de plantio e o desenvolvimento inicial da cultura.

Os feijões apresentaram várias lavouras com falhas de estande, devendo requerer replantio, em virtude do cultivo “no pó”, tendo baixa umidade nos solos, insuficiente para atender as demandas iniciais das plantas em germinação/emergência.

Esse feijão-caupi de primeira safra tem se restringido a áreas pontuais no estado e tem, rotineiramente, migrado para um plantio no período da segunda safra, concorrendo com áreas de milho de segundo ciclo. Assim, mais uma vez, há estimativa de redução na área plantada em comparação ao ano passado.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/462156/visualizar/