Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 27 de Janeiro de 2024 às 07:46
Por: Vitória Gomes/Mídia News

    Imprimir


Mauricio Barbant/ALMT
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União), afirmou que a lei do Transporte Zero pode ser derrubada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) caso não haja concessão do Governo do Estado.

A lei entrou em vigor este ano e impede a pesca, comercialização e transporte de pescado mato-grossense. Porém, uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no STF tenta derrubar a legislação.

Botelho esteve na quinta-feira (25), junto com a comitiva do governador Mauro Mendes (União), em Brasília na audiência de conciliação no Supremo.

“Entendi que se não houver concessões a tendência é derrubar. Acho que o governador também tem esse entendimento", disse ele em conversa com a imprensa.


"Então, tem que haver concessões, tem que haver um entendimento para que isso não ocorra", acrescentou.

Entendi que se não houver concessões a tendência é derrubar. Acho que o governador também tem esse entendimento

Da reunião também participaram representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura, da Advocacia Geral da União (AGU), deputados federais e estaduais, e os secretários Fábio Garcia (Casa Civil), Mauren Lazzaretti (Meio Ambiente) e Grasi Bugalho (Assistência Social e Cidadania).

Agora, o Governo do Estado tem sete dias para encaminhar uma proposta aprimorada da lei ao STF. A intenção, segundo Mendes, é aplicar modificações para contemplar os interesses dos pescadores.

Durante a reunião o Estado propôs que a proibição do transporte de peixes em Mato Grosso seja restringida para apenas 14 espécies, que são as mais ameaçadas. Porém, Botelho explica que a ideia ainda precisa ser colocada no papel.

“O Governo já tem isso em mãos, já tem uma proposta pronta, só vai alinhar alguns itens e encaminhar”, disse Botelho.

O presidente da Casa de Leis afirmou que uma nova reunião será marcado ao final do prazo para que o Supremo decida sobre a lei da pesca.

Entenda

A lei 12.197/2023, sancionada pelo governador Mauro Mendes proíbe o transporte, comércio e armazenamento de peixes dos rios estaduais pelo período de 5 anos, a partir de janeiro deste ano.

Em novembro de 2023 a Advocacia-Geral da União (AGU) já havia se manifestado pela inconstitucionalidade da lei após o MDB Nacional entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar derrubar a legislação.

A ação foi encaminhada ao ministro André Mendonça, relator do processo.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/463026/visualizar/