Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 01 de Fevereiro de 2024 às 14:45
Por: Pablo Rodrigo/Gazeta Digital

    Imprimir


Marcelo Camargo Agência Brasil Estadão Conteúdo.

Montagem

Montagem

Cinco dos 8 deputados federais de Mato Grosso atuaram como oposição durante o primeiro ano do governo Lula (PT) no Congresso Nacional. O índice de oposicionismo dos parlamentares mato-grossense chegou a 62% nas votações na Câmara, contra 38% de governismo.

A informação é do Congresso em Foco, por meio do Radar em Foco, que identifica como cada deputado e senador se posicionou nas votações. No caso de Mato Grosso, o deputado federal Abílio Brunini (PL) foi o maior oposicionista, votando apenas 21% favorável ao governo Lula.

Amália Barros e Coronel Fernanda, ambas do PL, votaram 24% em prol do governo federal. Fechando a lista dos oposicionistas, aparecem José Medeiros (PL) com 26% e Coronel Assis (União).

Já entre os governistas, quem lidera é o deputado federal Emanuelzinho (MDB), um dos vice-líderes do governo Lula na Câmara. De todas as votações, ele foi com o governo federal em 97% delas. Depois vem Juarez Costa (MDB), que votou 88% favoravelmente aos projetos do Executivo. A deputada federal Gisela Simona (União) fecha a lista entre as governistas com 75% de seus votos favoráveis ao governo Lula.

De acordo com o Radar em Foco, o índice de governismo é calculado a partir das votações do parlamentar que seguiram ou não a orientação do líder do governo. Votos iguais à orientação (sim ou não) aumentam o índice; qualquer opção diferente da orientação (seja sim, não, abstenção ou falta) diminuem o índice de governismo.

Senado

Já em relação aos 3 senadores que representam Mato Grosso, na maioria das votações em 2023, eles votam junto com o governo Lula. O senador Jayme Campos (União) foi o mais fiel ao governo federal, com o governo em 80% das votações. A senadora Margareth Buzetti (PSD) deu seu voto ao governo em 75% das votações.

Já Wellington Fagundes (PL), que atua na oposição ao governo Lula, votou 55% com o governo federal.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/463097/visualizar/