Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 02 de Fevereiro de 2024 às 15:24
Por: Por Sofia Pontes, g1 MT

    Imprimir


Fiel segura terço nas mãos enquanto Papa faz oração do Ângelus — Foto: Gabriel Bouys/AFP

Fiel segura terço nas mãos enquanto Papa faz oração do Ângelus — Foto: Gabriel Bouys/AFP

Mato Grosso tem mais estabelecimentos religiosos do que o total somado de instituições de ensino e de saúde, conforme os novos dados do Censo 2022 divulgados nesta sexta-feira (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estado segue na mesma linha do país.

Ao todo, são 10,3 mil estabelecimentos religiosos, entre igrejas, templos, sinagogas, terreiros, e outros. Já unidade de ensino há 4,2 mil, e de saúde 4,5 mil.

Essa é a primeira vez que o IBGE mapeia todas as coordenadas geográficas e os tipos de edificações que compõem os 111 milhões de endereços do Brasil cadastrados durante a pesquisa.


Veja tabela abaixo:

Municípios com maior número de estabelecimentos religiosos

MunicípioNúmero de igrejas
Mato Grosso10.329
Cuiabá1,4 mil
Várzea Grande727
Rondonópolis669
Cáceres237
Tangará da Serra233

Fonte: IBGE

O total de endereços coletados no Censo em Mato Grosso abordou 1.985.314 coordenadas, que localizam várias espécies de endereços. Cerca de 1,5 milhão (78,6%) são domicílios particulares e 6,4 mil (0,3%) são domicílios coletivos.

🌽Destaque no Agronegócio

Mato Grosso possui um total de 121.381 estabelecimentos agropecuários. O número só perde para a quantidade de estabelecimentos de outras finalidades, que chega a 216,2 mil.

Segundo o Coordenador do Cadastro de Endereços para Fins Estatísticos em Mato Grosso, Micael Etiene, o número está relacionado a quantidade e tamanho das propriedades rurais da região.

"É um número expressivo em relação às demais espécies. Esse número de estabelecimentos pode estar relacionado, basicamente, pelo tamanho das propriedades, produtores de agricultura familiar, por exemplo; de maneira que quanto menores as propriedades, mais delas ocuparão os espaços dos municípios, ao contrário das grandes propriedades", diz.

O município com maior destaque na quantidade de estabelecimentos agropecuários é Colniza (3.504) seguido por Cáceres (3.176) e Juína (2.823). Já o município com menos destaque no números de estabelecimentos do setor é Araguainha (76).

Contexto nacional

O Brasil tem mais estabelecimentos religiosos do que o total somado de instituições de ensino e de saúde. São, em média, 286 igrejas para cada 100 mil habitantes do país.

Os dados mostram que país tem 580 mil estabelecimentos religiosos (de todos os tipos). Já o número de instituições de ensino é de 264 mil e de unidades de saúde, 248 mil.

O Censo entende como estabelecimento religioso igrejas, templos, sinagogas e terreiros, por exemplo, de todas as religiões.

  • Estabelecimentos religiosos (igrejas, templos e outros): 579,7 mil - 286 para cada 100 mil habitantes
  • Estabelecimento de ensino (escolas, creches, universidades): 264,4 mil - 130 para cada 100 mil habitantes
  • Estabelecimento de saúde (hospitais, clínicas, pronto socorro): 247,5 mil - 122 para cada 100 mil habitantes

Demais tipos de endereço

A grande maioria dos endereços do Brasil é formada por domicílios particulares, ou seja, casas e apartamentos. Em segundo lugar, estão os estabelecimentos comerciais com "outras finalidades", como comércio, prédios culturais ou públicos.

  • Domicílios particulares (casas, apartamentos): 90,6 milhões
  • Estabelecimentos de outras finalidades (lojas, prédios públicos e culturais): 11,7 milhões
  • Estabelecimentos agropecuários: 4 milhões
  • Edificações em construção: 3,5 milhões
  • Domicílios coletivos (hotéis, presídios, pensões, asilos): 104,5 mil

Segundo o IBGE, a maior precisão do levantamento pode ser uma ferramenta importante para o planejamento urbano e para a criação de políticas públicas específicas.

É possível, por exemplo, mapear domicílios impactados for fenômenos ambientais como enchentes, deslizamentos, queimadas e secas. Ou fazer a contabilização de serviços oferecidos à população de acordo com a densidade demográfica.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/463112/visualizar/