Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 05 de Fevereiro de 2024 às 11:37
Por: Por G1 MT

    Imprimir


O governador Mauro Mendes: sinal amarelo na economia

VITÓRIA GOMES E ENZO TRES
DA REDAÇÃO

O governador Mauro Mendes (União) anunciou nesta segunda-feira (5) que haverá contingenciamento entre 20% e 30% em todas as secretarias do Estado devido à quebra na safra causadas pela seca no ano passado.

Vamos aguardar os primeiros meses do ano para que possamos ter uma clareza maior de qual será o tamanho do impacto dessa quebra

“Inicialmente nós vamos segurar todas as áreas em um determinado nível de 20% a 30% de contingenciamento. Vamos aguardar os primeiros meses do ano para que possamos ter uma clareza maior de qual será o tamanho do impacto dessa quebra da safra e o reflexo na arrecadação em Mato Grosso”, disse.

O levantamento realizado em 2023 pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) apontou que haverá uma perda estiamda de 20% na produção de soja.

Além da falta de chuva, a pesquisa mostrou que as ondas de calor também contribuíram para o prejuízo no campo.


Mendes admitiu que a economia do Estado já tem mandado “sinais amarelos” em relação a arrecadação deste ano e, por isso, o Governo resolveu adotar uma postura de cautela até entender os efeitos causados pela quebra.

Ao anunciar o contingenciamento, o governador afirmou que vai priorizar os gastos para dar continuidade e finalizar obras e serviços que já estão em andamento.

“Para isso nós temos que iniciar o ano apertando o cinto. Precisamos, ao longo do ano, sentir exatamente como vai desempenhar a economia de Mato Grosso e do Brasil para contratar novas obras, serviços e ações, mas garantindo, acima de tudo, aquilo que já se iniciou não sofra nenhum problema de continuidade”, disse.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/463132/visualizar/