Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Carros & Motos
Terça - 19 de Junho de 2012 às 18:35

    Imprimir


No primeiro resultado de um período completo sob os efeitos do IPI menor, os negócios do setor automotivo mostram um forte impacto do estímulo.

As vendas cresceram 20,72% na primeira quinzena de junho na comparação com o mesmo período do ano passado, para 182.392 veículos. Em relação à primeira metade de maio, a alta foi de 18,54%.

O número, divulgado pela Fenabrave (federação das concessionárias) nesta terça-feira, refere-se a 11 dias úteis de vendas e inclui o desempenho do segmento de caminhões e ônibus.

Devido a um descasamento de cerca de 10 dias entre venda e emplacamento, os dados do início deste mês refletem negócios fechados na última semana de maio, quando as concessionárias começaram a oferecer os veículos sob as novas condições.

As mudanças no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e no IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) foram anunciadas em 21 de maio e valem até o fim de agosto. Os preços dos carros caíram em média 10%.

A ação do governo seguiu a forte queda das vendas em abril, quando o volume foi o menor para o mês desde 2009, e representou uma tentativa de reduzir estoques.

LÍDERES

Quando considerados apenas os dados de carros e comerciais leves, a alta é ainda mais robusta. A variação é de 19,54% em relação a maio e de 23,91% na comparação com a primeira quinzena de junho de 2011.

A Fiat manteve a liderança do setor, com 21,66% do mercado. Em seguida vieram Volkswagen (21,03%) e GM (16,58%).

Entre as quatro maiores, a GM foi a que mais perdeu mercado em junho. Como reflexo da competição maior, a montadora anunciou nos últimos dias reestruturação na fábrica de São José dos Campos.

A unidade abriu um plano de demissão voluntária e fechou um turno de produção. Um novo horário para a produção da S10 abrigou parte dos funcionários do turno fechado.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/48833/visualizar/