Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 08 de Novembro de 2013 às 20:07

    Imprimir


BBC
Estudo comparou 25 homens e 25 mulheres com diferentes níveis de exercícios.
Estudo comparou 25 homens e 25 mulheres com diferentes níveis de exercícios.
Os músculos pulmonares das mulheres precisam trabalhar mais do que os dos homens, deixando-as sem ar com mais frequência após exercícios físicos, segundo um estudo realizado na Universidade McGill, no Canadá.



A pesquisa, publicada na revista científica "Experimental Physiology", examinou a atividade do diafragma - o músculo responsável pela função pulmonar.


 
Segundo mostrou o estudo, ele teria que trabalhar mais nas mulheres para compensar o tamanho menor dos pulmões.


 
Mesmo com um homem e uma mulher de tamanhos iguais, os pulmões das mulheres eram menores, e suas vias aéreas mais estreitas. A falta de ar pode ocorrer por causa de exercícios físicos ou ser um sintoma de alguma doença, como a bronquite.


 
Diafragma


 
"Tanto com saúde quanto doentes, as mulheres têm uma chance maior de mostrar sinais de falta de ar após atividade física do que os homens", disse o coordenador da pesquisa, Dennis Jensen.


 
O estudo comparou 25 homens e 25 mulheres com idades entre 20 e 40 anos, se exercitando em uma bicicleta. Os pesquisadores registraram a profundidade e a rapidez da respiração com diferentes níveis de exercícios.


 
Eles também registraram a "motivação para respirar", os sinais elétricos enviados para o diafragma para controlar seu movimento.


 
"As mulheres têm biologicamente pulmões menores, e elas têm que ativar mais os músculos respiratórios para movimentar uma certa quantidade de ar", disse Jensen à BBC.


 
Segundo ele, o estudo "dá uma noção importante sobre o porquê de mulheres com enfisema e insuficiência cardíaca terem sintomas respiratórios piores do que os dos homens". Os pesquisadores pretendem agora investigar o impacto da obesidade sobre a falta de ar.




Fonte: Da BBC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/4934/visualizar/