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Agronegócios
Segunda - 04 de Junho de 2012 às 21:10

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Divulgação
Terminal de Itiquira tem capacidade para embarcar 4,5 milhões de toneladas de grão/ano
Terminal de Itiquira tem capacidade para embarcar 4,5 milhões de toneladas de grão/ano

A Seara Agropecuária, em parceria com a América Latina Logística (ALL), inaugurou no último sábado (2/6) em Itiquira, no sul do Mato Grosso, o mais moderno terminal rodoferroviário do Brasil. Com localização estratégica próximo à divisa com Mato Grosso do Sul, o Terminal de Itiquira tem capacidade para embarcar 4,5 milhões de toneladas de grãos/ano, rumo ao porto de Santos. A expectativa é de que, para os produtores, caia o valor do frete para escoamento da safra, uma vez que o transporte ferroviário custa de 25% a 30% a menos.

Estiveram presentes à solenidade de inauguração o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, o governador Silval Barbosa, o senador Blairo Maggi, além de deputados federais, estaduais e autoridades locais.

A Seara é uma empresa sediada em Sertanópolis, Norte do Paraná, presente em quatro Estados, com movimento global de aproximadamente 2 milhões de toneladas de grãos/ano em exportações. É especializada em logística e em transporte e comercialização de grãos e insumos agrícolas. Também atua na industrialização e comercialização de derivados de milho, fertilizantes, ração e sal mineral, processamento de açúcar e prestação de serviços.

Segundo o gerente de Projetos da Seara, engenheiro Adair Sulzbacher, o Terminal de Itiquira é o mais moderno do Brasil por conta da planta industrial totalmente automatizada e da concepção do projeto – segundo ele, o grande diferencial. “O transbordo dos produtos até a tulha de embarque ferroviário se dá, na grande maioria das vezes, apenas na horizontal, o que diminui o custo de operação e evitar perda e quebra dos grãos”, diz Sulzbacher. “Trata-se também de uma obra ecológica, que atende todos os requisitos da legislação ambiental, como o de captar particulados em suspensão”, ele acrescenta.

Com Itiquira, a Seara passa a contar com quatro terminais de carga – os demais estão localizados em Maringá (dois) e Londrina (um), no Norte do Paraná. A empresa planeja construir outro Terminal até 2013, em Rondonópolis, no Mato Grosso. Essa nova obra – para a qual o terreno já foi adquirido – deve coincidir com a chegada da linha férrea à região. “Para uma empresa de logística como a nossa, Itiquira significa um investimento decisivo no Centro-Oeste do País. A unidade vai atender não só a Seara, mas toda a região”, afirma Jorge Yoshii, gerente de Investimentos da Seara.

Produtor prevê novo ciclo de desenvolvimento para a região

Na opinião do produtor Marcos Basso, que cultiva soja e milho em uma propriedade familiar de sete mil hectares, o esforço de investidores como a ALL e a Seara e do poder público transformará Itiquira em uma nova liderança n setor produtivo do Mato Grosso. “Nossa cidade passará a ser formadora de preços, assim como Rondonópolis”, projeta Basso. “Com certeza, a cidade e a região vão ganhar em geração de empregos e um melhor padrão de vida.”

Presidente da Associação dos Produtores Rurais da Rodovia MT-299, que liga o Terminal Rodoferroviário de Itiquira à BR-163, Marcos Basso vê o início da operação da nova unidade como um marco para o município. “Todas as regiões mais produtivas e desenvolvidas são cortadas por ferrovias e rodovias. E, agora, Itiquira está inserida nesse novo contexto de desenvolvimento e prosperidade”, afirma ele. “Trata-se de um privilégio para poucos.”






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