Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 24 de Maio de 2012 às 13:58

    Imprimir


A Secretaria de Estado das Cidades (Secid-MT) acaba de assinar convênio de cooperação técnica com o Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (IBEC), no Rio de Janeiro, para a elaboração do novo Boletim Referencial de Custos para Obras Públicas, que será usado pelo Governo do Estado.

Conforme o secretário das Cidades, Nico Baracat, que esteve no Rio de Janeiro para a assinatura do convênio, o novo boletim tem o objetivo de facilitar o orçamento das obras do Estado e praticar o preço justo.

“Vale destacar que além de ser uma referência para todos os processos licitatórios, o boletim também é uma ferramenta importante para ser consultada pelos órgãos de controle”, destacou o secretário Nico Baracat.

A elaboração do boletim será realizada pelo Instituto em parceria com a equipe técnica da Secretaria das Cidades. A atual ferramenta, além de estar defasada, não é no normatizada e não leva em consideração os regionalismos como, por exemplo, o transporte, que impacta no preço final do material e consequentemente da obra.

“As equipes juntas vão ver tudo o que precisa constar nesse boletim, até que a proposta final seja homologada pelo secretário das Cidades e colocada à disposição de todos”, explica o secretário-adjunto de Obras Públicas, Jean Martins, que acompanhou o secretário Nico Baracat.

Assim que estiver pronto, o boletim será publicado no site da secretaria e servirá de orientação para a realização das obras públicas executadas no Estado. Por meio dele, as demais secretarias e entidades da sociedade civil organizada terão informações completas para participação dos processos licitatórios das obras do Governo do Estado.

O IBEC tem um prazo de 120 a 180 dias para elaborar o boletim. O Instituto fará também a capacitação da equipe de engenheiros da Secretaria das Cidades para que eles aprendam a usar essa importante ferramenta.

O IBEC é uma entidade sem fins políticos e/ou lucrativos que visa promover as técnicas e tecnologias da Engenharia de Custos, como ciência multidisciplinar, integrando empresas e profissionais, atuantes em todos os segmentos e promovendo encontros, palestras, reuniões técnicas, cursos, seminários, congressos, publicações e principalmente o intercâmbio com as congêneres dos demais países do mundo.






Comentários

Deixe seu Comentário