Repórter News - reporternews.com.br
Variedades
Quinta - 29 de Março de 2012 às 14:20
Por: Mayse Lenny

    Imprimir


Segundo o Código Brasileiro de Ocupações (CBO), as profissões relacionadas à área de embelezamento animal podem ser divididas em banhista, tosador e esteticista de animais domésticos, sendo que a cada função corresponde uma série de responsabilidades. Desde 2002, o Ministério do Trabalho reconhece estes profissionais, os quais não são mais classificados como ajudantes ou auxiliares e, atualmente, têm o direito de se registrar como Microempreendedor Individual, pagando impostos menores e usufruindo dos benefícios de possuir um negócio próprio.

Para Sérgio Villasanti - expoente da tosa animal no país, com grande reconhecimento internacional e dono de uma escola de estética animal há 14 anos- conforme o profissional aprende, ele pode assumir outras funções, se tornar mais qualificado e passar a ser mais valorizado. “O esteticista animal, por exemplo, sabe fazer os primeiros socorros e pode ser responsável pelo atendimento aos clientes de um pet shop”, diz. Ele ainda acrescenta que cada vez mais veterinários, donos de pet shop e profissionais que pensam em abrir um negócio no ramo pet, procuram os cursos de sua escola. “O número de novos pet shops cresce mais do que o número de profissionais qualificados para tosa e embelezamento. Um bom profissional jamais ficará desempregado - seja ele banhista, tosador ou esteticista. A procura por este tipo de profissional é muito grande e bastante competitiva”, afirma Villasanti. 

Enio Rodrigues, dono da Unipet (http://www.cursobanhoetosa.com.br/index.html), escola de banho e tosa com unidades em Campinas, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Rio Preto, Goiânia e Manaus, também constata um aumento da procura por cursos profissionalizantes na área, mas afirma que o número de vagas de trabalho abertas é ainda maior. “Há aumento da procura, mas muito mais aumento para a quantidade de vagas. A Unipet mantém um site de emprego para tosadores e a quantidade de vagas é bem maior que a quantidade de currículos anunciados”, diz.

Diante desta realidade, concursos como o Groom Brasil, famosa competição de estética canina que está em sua quarta edição em 2012 e já está com as inscrições abertas (www.groombrasil.com.br), registra um aumento de mais de 200% no número de inscrições desde seu início. O concurso anualmente traz para o país personalidades americanas e européias na área de grooming, para avaliar e orientar o trabalho dos profissionais brasileiros.”Nosso objetivo vai além da competição: buscamos, acima de tudo, promover a profissionalização dos groomers brasileiros e elevar o nível destes profissionais ao americano e europeu, onde esta atividade é super desenvolvida e muito reconhecida”, informa Natália Miranda, organizadora do evento cuja etapa final ocorre anualmente na maior feira do mercado pet da América Latina, a Pet South America, em São Paulo capital. Em 2010 o concurso chamou a atenção do jornal O Estado de São Paulo e foi tema da matéria “Em feira, a arte de tosar cães”, que pode ser lida no link  http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,em-feira-a-arte-de-tosar-caes,622111,0.htm. Em 2011, também durante a feira, o evento apareceu em canais de TV, como o SBT, no programa da Eliana (http://www.youtube.com/watch?v=Z6fI8f6e7W8) e na abertura do Bom Dia São Paulo em 16 e 17 de outubro do ano passado.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/55386/visualizar/