Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 29 de Fevereiro de 2012 às 07:25

    Imprimir


O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou nesta terça-feira que a autoridade monetária vai manter uma forte regulação das cooperativas de crédito para garantir que o crescimento do setor ocorra de maneira sustentável.

 

 

Ele disse ainda que as cooperativas têm potencial de aumentar sua participação no sistema financeiro nacional para uma média mais próxima de 10 por cento. Tombini afirmou que as cooperativas de crédito contribuem para o processo de inclusão financeira.

 

"Onde há presença forte do cooperativismo há uma tendência das tarifas financeiras e as taxas dos empréstimos serem menores do que nos municípios onde o cooperativismo de crédito não está tão presente", afirmou o presidente do BC.

 

Tombini citou que a participação média nacional do cooperativismo de crédito está aquém do potencial. "No Rio Grande do Sul, a participação está numa faixa de um dígito mais próximo de 10, algo em torno de 8 ou 9 por cento. E isso que deveria ser a média nacional", sustentou.

 

Ele disse ainda que o BC vai manter forte regulação para que o crescimento do setor de cooperativas de crédito ocorra de maneira sustentável.

 

"O regulador vai controlar para que esse processo ocorra em bases seguras", afirmou ele, dizendo que o cooperativismo deve estar sujeito a uma "regulação ampla e supervisão intensa".

 

"O cooperativismo, com todos os avanços que teve, ainda é pequeno no sistema financeiro. A participação de crédito e depósitos não chegou no nível potencial", afirmou o presidente do BC em cerimônia para lançamento da Agenda Legislativa do Cooperativismo, em Brasília.

 

(Reportagem de Tiago Pariz)





Fonte: REUTERS

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/58084/visualizar/