Repórter News - reporternews.com.br
Variedades
Terça - 22 de Outubro de 2013 às 14:44

    Imprimir


O que as futuras mamães não sabem é que elas podem se cuidar sem colocar em risco a saúde do bebê gravidez é um momento único na vida da mulher, e para o bebê nascer saudável, a gestante tem que adaptar sua rotina de trabalho e cuidados. Para isso, muitas mulheres abrem mão de cremes e tratamentos com receio de prejudicar o feto em formação. O que as futuras mamães não sabem é que elas podem se cuidar sem colocar em risco a saúde do bebê.  Para ajudar as mulheres que estão nessa condição tão especial, a dermatologista Sullege Fabiola Suzuki dá dicas importantes para manter a pele linda enquanto espera pela chegada do filhote.

A médica alerta que na gestação é preciso muito cautela. “Na dúvida, suspenda todo tipo de medicamento e cosmético, procure um especialista para conhecer o que está liberado ou não durante a gestação”, diz.

Segundo a dermatologista, as estrias são uma preocupação de todas as gestantes. A pele vai esticar, e com isso podem surgir os “risquinhos” indesejados. “Para que isso não ocorra, é preciso hidratar tomando cuidado com a ureia, produto muito usado em alguns hidratantes e que não pode ter uma quantidade maior que 3% no produto. Se for usar óleos vegetais, sempre usar em base hidratante”, explica. Para evitar as varizes, deve-se ter alguns cuidados com exercícios físicos, evitando muitos impactos e com cuidado para descansar as pernas. Se no trabalho a gestante fica muito tempo sentada, ela deve movimentar as pernas periodicamente. “Ela também deve ter cuidado com o ganho de peso e não usar produtos que aqueçam muito a pele, já que isso pode provocar vasodilatação e piorar as varizes”, avisa a doutora.

Outra grande preocupação entre as gestantes são as manchas, que surgem porque os hormônios liberados durante a gravidez fazem com que a pele da gestante fique mais propensa a mesmas.  A dermatologista lembra que nem todos os tratamentos podem ser utilizados para clarear manchas durante a gravidez; “alguns ácidos e clareadores estão liberados; mas o ácido retinóico, tretinoína e hidroquinona são alguns dos produtos proibidos durante a gestação, já que podem causar alterações fetais”, comenta.

E é por causa dessa facilidade em adquirir manchas na pele, durante o verão que é necessário aumentar a frequência do uso de filtros solares para de três em três horas, dando preferência aos filtros livres de parabenos e ftalatos. “A gestante tem que ter cuidado redobrado com uma hidratação correta da pele; já que nessa época quente algumas pessoas não hidratam tanto, o que é um erro, já que existem cosméticos bem ‘sequinhos’ ótimos para essa estação”, pontua Sullege.
Ainda que parte da rotina de muitas mulheres; tinturas, alisamentos e tonalizações estão proibidos, principalmente durante o primeiro trimestre de gestação. Após esse período alguns tonalizantes são liberados apenas nos fios e a mulher grávida precisa estar atenta aos componentes do produto escolhido. “Vale lembrar que nenhum tratamento a base de formol está liberado”, afirma. Sullege ainda avisa, “a descoloração com água oxigenada pode ser feita, mas cuidado com a pele que fica mais sensível durante a gravidez. Depilação com cera está liberado, mas os lasers devem ser suspensos, só retornando após o nascimento do bebê”.

Durante o primeiro trimestre, a gestante tem a pele e couro cabeludo muito mais oleoso. Uma das consequências desse momento pode ser a acne, que na verdade um problema muito comum, e deve ser orientado pelo dermatologista. “Existem alguns medicamentos liberados para serem utilizados durante toda a gestação, evitando as cicatrizes e manchas provocadas pela acne. Entretanto, os casos mais severos devem ser tratados após o nascimento, já que os antibióticos orais nessa fase não podem ser usados”, conclui a dermatologista. Outro efeito comum que aparece junto com os cabelos oleosos é a caspa. “Shampos anticaspa devem ser utilizados com cautela, já que alguns contém cetoconazol ou ácido salicílico, que devem ser evitados”, diz.
A dermatologista finaliza afirmando que a mulher não precisa deixar de se cuidar nessa fase. “O cuidado nos faz se sentir melhor, principalmente nesse período em que ficamos bem emotivas, mas deve ser feito com um especialista. Afinal o cuidado faz a gestante se sentir melhor, e mãe feliz é igual a bebê feliz”.
 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/6354/visualizar/