Repórter News - reporternews.com.br
Variedades
Quinta - 15 de Dezembro de 2011 às 12:44

    Imprimir


Divulgação

A agência espacial americana (Nasa) trabalha na criação de um arpão, uma espécie de lança que é usada para pescar, capaz de atingir cometas para retirar amostras que deem indícios sobre o Universo.

O projeto é baseado em um conceito desenvolvido pela ESA (Agência Espacial Europeia). A Nasa agregou uma câmara ao equipamento que é capaz de recolher amostras dos cometas.

Concretamente, o projeto consiste em uma máquina espacial que viaja em busca de um cometa "e que lança um arpão para retirar amostras em locais determinados, com uma precisão cirúrgica”.

Geralmente, os cometas têm vários quilômetros de diâmetro, mas é muito difícil pousar uma nave sobre eles para recolher material devido a sua baixa gravidade.

Joseph Nuth, especialista da Nasa, diz que, “como a nave espacial não pode pousar sobre o cometa, deve se agarrar a ele de uma forma ou outra”.

– Assim, vamos utilizar um arpão, que recolherá amostras.

No momento, a Nasa estuda os cometas apenas com naves que os sobrevoam, como o foguete Stardust-NExT, lançado em 1999 para recolher amostras das caudas dos cometas.

Em 2016, a Nasa lançará o foguete OSIRIS-REx, que recolherá por meio de um braço robotizado.

O engenheiro do projeto do arpão, Donald Wege, diz que “a próxima etapa consiste em recolher uma amostra retirada da superfície do cometa, onde estão os materiais mais puros e mais antigos”.

Atualmente, uma equipe da Nasa em Greenbelt (Maryland) testa um arpão contra um bloco de areia, gelo e rocha com o objetivo de medir o volume de explosivos necessário e determinar a forma que deve ter o arpão para otimizar sua penetração.
Wegel diz que os pesquisadores não sabem com precisão o que podem encontrar no cometa.

– A superfície pode ser macia, formada por poeira ou por uma mistura de gelo e pedras. Por essa razão, precisamos desenhar um arpão capaz de penetrar qualquer tipo de superfície.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/65417/visualizar/