Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 10 de Novembro de 2011 às 18:43

    Imprimir


A MPX, empresa de energia do conglomerado do empresário Eike Batista, informou nesta quinta-feira que resultados de sísmica na região de San Juan, na Colômbia, reforçam o potencial para o desenvolvimento de um sistema de mineração de carvão de classe mundial. "Desde a primeira aquisição de direitos minerários na Colômbia, em 2008, a MPX progrediu significativamente no desenvolvimento desses ativos, para a criação de um sistema de mineração totalmente integrado", afirmou a companhia em comunicado.

 

 

 

As minas de carvão da Colômbia deverão suprir mercados globais e também usinas termelétricas da MPX no Brasil e no Chile. "O programa de perfuração, ainda em curso, progride satisfatoriamente e com resultados positivos para a mineração subterrânea. Tais resultados vêm confirmando uma base sólida para a implantação de um sistema de larga escala", acrescentou a companhia.

 

 

 

Os resultados "suportam o plano atual de produzir 35 milhões de t por ano até 2020, com fases posteriores de expansão já planejadas", afirmou a MPX. "Até o momento, os resultados preliminares das análises laboratoriais confirmaram a qualidade diferenciada do carvão, cujo conteúdo energético varia entre 5.700 e 7.000 kcal/kg, com baixo teor de cinza (cerca de 6%) e enxofre (cerca de 0,6%)", afirmou a empresa.

 

 

 

A empresa acrescentou ainda que as camadas mais profundas podem ter a qualidade adequada para injeção direta em altos-fornos, com preços de mercado significativamente superiores ao carvão térmico. O projeto na Colômbia inclui a construção de uma ferrovia de 150 km de extensão e de um porto de águas profundas. "O início da construção (da ferrrovia e do porto), sujeito à obtenção das devidas licenças ambientais, está previsto para o início de 2013, com a primeira carga de carvão sendo minerada na operação subterrânea e embarcada em 2015", disse a companhia em comunicado.

 

 

 

Na última terça-feira, a empresa recebeu licença ambiental para uma das minas que possui na região, Cañaverales, ficando autorizada a iniciar a construção da mina, que deverá atingir uma produção de 2,5 milhões de t de carvão por ano.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/69454/visualizar/