Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 24 de Outubro de 2011 às 16:56

    Imprimir


Capital Nacional da Tecnologia e segundo maior pólo do setor no País, São Carlos (230 km de São Paulo) sedia de terça (25) até sábado (29) a 4ª Mostra de Ciência e Tecnologia. Entre as atividades do evento, o destaque será o Seminário Internacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, que contará com a presença de administradores de várias cidades dos países que compõem o Mercosul, além de representantes dos governos do Brasil, Argentina e Uruguai.

Além do anfitrião Oswaldo Barba, prefeito de São Carlos, estarão no evento que será realizado a partir das 10h30 da quarta (26) Márcio Lacerda (prefeito de Belo Horizonte), Miguel Lunghi (prefeito de Tandil, Argentina) e Eleonora Bianchi (vice-prefeita de Montevidéu, Uruguai). Os gestores irão demonstrar as experiências municipais em Ciência & Tecnologia da Rede Mercocidades.

No período da tarde do mesmo dia, o deputado federal Newton Lima, ex-prefeito de São Carlos (2001/2008), ex-reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar – 1992/1996) e membro titular da Comissão de C&T da Câmara dos Deputados, coordena o debate sobre a democratização da ciência e da tecnologia nas cidades do Mercosul. A atividade, que tem início às 14h30, contará nas discussões com as presenças do secretário-executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Luiz Antônio Rodrigues Elias; do secretário de C&T do governo da Província de Santa Fé (Argentina), David Esteban Asteggiano; e do diretor de C&T do Ministério da Educação e Cultura do Uruguai, Gerardo Agresta.

“Um dos objetivos deste seminário será a promoção de reflexões sobre parcerias entre instituições de ensino e pesquisa e o poder público, na solução de problemas municipais”, destaca o prefeito Oswaldo Barba, que também foi reitor da UFSCar entre 2001 e 2008.

Ainda na tarde de quarta, às 16h30, estão previstas palestras de Glaucius Oliva, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); de Targino de Araújo Filho, reitor da UFSCar e presidente da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM); de Dario Mariorana, reitor da Universidade Nacional de Rosário (Argentina); e de Gustavo Scheps, da Faculdade de Arquitetura da Universidade de La República (Uruguai).

“Com a realização do seminário internacional, esperamos estreitar as relações entre governo, cidadão e universidade, proporcionando a difusão de pesquisa e conhecimento em benefício dos municípios da Rede Mercocidades”, afirmou o prefeito de São Carlos.

Para o deputado Newton Lima, o investimento dos municípios em ciência, tecnologia e inovação e o intercâmbio de ações entre universidades e poder público são alavancas capazes de ajudar o Brasil a se tornar a 5ª potência mundial. “A partir do momento que São Carlos soube trabalhar junto com os centros produtores do conhecimento, a cidade se tornou um pólo tecnológico consolidado e reconhecido internacionalmente”, apontou o deputado Newton Lima.

A Mostra - A 4ª Mostra de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas Municipais será realizada entre 25 e 29/10 de outubro, em São Carlos, no Pavilhão São Carlos Exposhow. A abertura acontece nesta terça, às 19 horas. Com o tema “Inovação e conhecimento a serviço das cidades”, a Mostra também abrigará, além do seminário, a 8ª Feira Municipal do Conhecimento, a apresentação do prêmio Mercocidades, a reunião do Fórum Nacional de Secretários Municipais de Ciência e Tecnologia, além de atividades artísticas e culturais no próprio Pavilhão da Exposhow. A programação completa do

evento está disponível no site da prefeitura (www.saocarlos.sp.gov.br )

A realização da Mostra é da Prefeitura de São Carlos, AUGM, Instituto Inova e Rede Mercocidades. Conta também com o apoio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Sebrae, EPTV, CNPQ, Petrobrás e MCT.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/71505/visualizar/