Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Domingo - 25 de Setembro de 2011 às 13:29

    Imprimir


Em um jogo fraco tecnicamente, no qual o Flamengo foi muito apático no primeiro tempo e melhorou no segundo, o time carioca venceu de virada, no sufoco, o lanterna América-MG em casa por 2 a 1 e finalmente encerrou o jejum de vitórias. Com isso, o time chegou aos 41 pontos, e só não ultrapassou o Fluminense e voltou à zona de classificação da Libertadores-2012 porque o time tricolor leva a melhor nos critérios de desempate.

Já o América-MG, que saiu na frente e controlou o jogo por boa parte, perdeu a chance de sair do Rio de Janeiro com preciosos pontos na luta para não cair. O time manteve os mesmos 19 pontos.

O prenúncio era de um jogo extremamente tenso no Engenhão. O Flamengo vinha de uma sequência de dez partidas sem vitória. Pior, de principal perseguidor da liderança na busca pelo sétimo título Nacional, o time saiu até da zona de classificação para a edição do ano que vem do torneio continental.

Já o time mineiro, que retornou nesta temporada para a Série A, tenta desesperadamente não cair de novo. Apesar de estar há bastante tempo na lanterna do torneio, a equipe, que melhorou após a chegada do técnico Givanildo Oliveira, tinha uma curiosidade a seu favor: das suas três vitórias até então no campeonato, duas foram contra equipes cariocas --Fluminense e Vasco.

Os donos da casa não contavam com Ronaldinho. Além de ser a principal estrela da equipe, ele é a referência técnica do time. Sem o astro gaúcho, Vanderlei Luxemburgo armou um time com três meias que tinham total liberdade para encostarem no centroavante Jael. Mas o que se viu foi uma equipe estática. Sem movimentação, além de não criar jogadas de ataque, o Flamengo era facilmente marcado.

Os mineiros, que vieram para o jogo com a proposta de ficarem na defesa especulando e à espera de um contra-ataque, viram que era possível fazer mais do que só se defender. E passaram a dominar o jogo.

Felipe fez duas ótimas defesas em chutes de Kempes e Amaral. E antes de marcar seu gol, Kempes perdeu uma chance incrível após driblar o arqueiro rubro-negro, mas chutar para fora.

Só que pouco depois o centroavante se redimiu e marcou, de pênalti, aos 29min. América-MG 1 a 0 fora de casa.

O meio de campo do Flamengo era inoperante. O time, além de ir para o intervalo perdendo, saiu de campo bastante vaiado pela torcida.

Luxemburgo então resolveu dar mais poder de ataque aos anfitriões e corrigiu o fato de ter escalado um time com só um atacante promovendo de cara três substituições. Saíram o volante Maldonado, o meia Bottinelli e o atacante Jael para a entrada do meia Thomaz e dos atacantes Deivid e Diego Maurício.

Mas mais importante que a troca de jogadores, foi a mudança de comportamento. De total letargia, a equipe virou extremamente agressiva. Os laterais Léo Moura e Júnior César viraram praticamente pontas.

Apesar de não ter tido nenhuma chance clara de gol, aos 15min, o Flamengo empatou. Léo Moura fez linda jogada pela direita, foi à linha de fundo e cruzou na cabeça de Deivid.
O que se viu depois do tento rubro-negro foi a equipe pressionando em busca da virada e os visitantes sem conseguirem armar contra-ataques.

No fim do jogo, veio o gol que deu a vitória para o Flamengo. Thiago Neves, após duas grandes defesas de Neneca, tocou de cabeça.

Na próxima rodada o Flamengo visita o São Paulo no Morumbi, enquanto o América-MG também joga na capital paulista, contra o Palmeiras.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/75172/visualizar/