Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 09 de Setembro de 2011 às 06:31

    Imprimir


A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Pontes e Lacerda, vai estudar os efeitos da incorporação das áreas alagáveis do Vale do Guaporé na pecuária. As primeiras coletas de solo para análise serão feitas ainda neste mês de setembro. A pesquisa tem o financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat) e está orçada em R$ 360 mil.

Nos próximos dois anos, pesquisadores e bolsistas estarão acompanhando e medindo os efeitos que a incorporação dessas áreas alagáveis do Vale do Guaporé para a Pecuária ocasiona nos estoques de carbono no solo. A professora Maria Aparecida Pereira Pierangeli, que coordena a pesquisa, explica que os teores de carbono no solo é um dos indicadores do nível de fertilidade do solo.

Segundo ela, os estudos vão apontar se o desenvolvimento da atividade pecuária nessas áreas interfere na capacidade destes estoques de carbono, e se eles são liberados na atmosfera. “O gás carbono é um dos componentes que contribuem com o efeito estufa”, explica a professora.

A pesquisa não vai se restringir somente ao município de Pontes e Lacerda, mas também serão coletadas análises de solo nos municípios de Nova Lacerda e Vila Rica. Maria Aparecida lembra também que os estudos serão nas áreas de alagamento pluviais, e não de cheia do rio Guaporé. (Lygia Lima) W.S





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/76686/visualizar/