Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 08 de Setembro de 2011 às 10:00

    Imprimir


Os motoristas de São Paulo não estão habituados a prestar a devida atenção às faixas de pedestres. Outros elementos na paisagem, como carros, motos e pessoas dentro e fora das calçadas, tendem a estimular bem mais a visão. As conclusões são de uma pesquisa do laboratório de neuromarketing da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O estudo foi feito a pedido da agência que criou a campanha da Prefeitura para incentivar o respeito ao trecho do asfalto destinado ao pedestre. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Para o estudo, os pesquisadores selecionaram 40 pessoas que dirigem diariamente na capital e mostraram cinco fotos com situações diferentes de pedestres atravessando vias na cidade. As imagens também tinham pequenos textos publicitários. Um aparelho registrou os locais focados pelos olhos dos participantes. Em todas as imagens - expostas em uma tela durante dez segundos cada -, os participantes praticamente não olharam para a faixa de travessia. "Percebemos que a faixa não faz parte do dia a dia das pessoas, como um ente ativo", diz o engenheiro eletrônico e coordenador do laboratório de neuromarketing da FGV, Carlos Augusto Costa. "Como ninguém tem intimidade com ela, então não é tão respeitada." Outro resultado da pesquisa é que rostos geralmente chamam a atenção dos motoristas. "Os rostos criam um engajamento emocional. Por isso, há uma recomendação para que se atravesse a rua olhando para o lado de onde vem o carro", diz Costa. Ele acrescenta que a atitude ajuda a criar uma proximidade com quem está dirigindo.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/76757/visualizar/