Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 07 de Setembro de 2011 às 13:12
Por: Alexandre Alves

    Imprimir


O Ministério das Cidades, por meio da Caixa Econômica Federal, garantiu R$ 12.1 milhões no orçamento vigente para Prefeitura de Sinop colocar água tratada em todos os bairros da cidade, com o projeto “Sinop 100% Água Tratada”.

A verba é oriunda da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e foi articulada pelo prefeito Juarez Costa (PMDB) nos últimos meses. É um dinheiro a ‘fundo perdido’ e não há necessidade de contrapartida do município. A licitação da empresa que vai executar a obra deve ser lançada nos próximos dias.

Olhar Direto apurou junto à administração municipal que, com o montante de recursos, além de levar água para os bairros que ainda não são contemplados pelo sistema, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sinop (Saaes) vai reforçar a rede existente. O projeto prevê a implantação de captação subterrânea, tratamento, reservatórios, rede e ligações até as residências.

Sinop tem aproximadamente 100 bairros e cerca de 40% ainda não é atendida pela rede de abastecimento. Em 2010, a prefeitura construiu mais poços e reservatórios, aumentando a abrangência do atendimento. Porém, em determinados setores da cidade, a pressurização da água é deficiente. Com o projeto “Sinop 100% Água Tratada”, o problema deve ser resolvido.

Sinop foi contemplada também na primeira etapa do PAC, com empréstimo de R$ 36 milhões via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) para obras de esgotamento sanitário. As obras do esgoto estão previstas para começar ainda em 2011 e cerca de 50% das edificações serão ligadas à rede de esgoto.






Comentários

Deixe seu Comentário