Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 10 de Agosto de 2011 às 12:47
Por: Rosamar Silva

    Imprimir


Está sendo realizada em Nova Mutum mais uma etapa do projeto de pesquisa "Estudo entomo-epidemiológico da transmissão da Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) na área rural. O trabalho de mestrado da servidora do Escritório Regional de Sinop da Secretaria de Estado da Saúde, bióloga Sirlei F. Thies, resulta de parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Nas primeiras amostras de insetos, capturadas em junho deste ano, já foram encontrados indícios de contaminação, por isso, os técnicos recomendam proteção às pessoas que usufruem daquela área para lazer (trilha e/ou pescaria). "Os estudos realizados até aqui já nos permitem alertar para a necessidade de proteção com roupas fechadas e uso de repelente", revela Sirlei.

A equipe técnica do Estado conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, onde fora montado um mínilaboratório para as análises. Segundo a bióloga do Escritório de Sinop, as capturas são feitas no período da noite, com armadilhas colocadas sempre nos mesmos locais.
 
O espaço geográfico de investigação é à margem do Rio Arinos pertencente ao município de Nova Mutum, tendo como referência de 10 a 15 metros mata adentro em relação à trilha utilizada pelo bando que assaltou o Banco do Brasil de Nova Mutum, em 2009. Aliás, foi por conta da contaminação de um policial e três bandidos que surgiu a iniciativa de investigar o local. "Essas pessoas apresentavam lesões diferenciadas", conta Sirlei.

Para desenvolver o trabalho, segundo Sirlei, serão feitas coletas e análises, durante três dias, a cada dois meses até abril de 2012. "Já a confirmação do DNA será feita, possivelmente, em Belo Horizonte ou Rio de Janeiro, já que o Estado de Mato Grosso ainda não dispõe da tecnologia necessária para isso", explica a bióloga.

Sirlei esclarece ainda que as pessoas que apresentarem sintomas da doença serão encaminhadas ao Hospital Júlio Muller, em Cuiabá, que é referência para tratamento da leishmaniose, onde deve assinar um termo de consentimento livre esclarecido, concordando com a realização dos procedimentos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/80340/visualizar/