Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 23 de Julho de 2011 às 09:17

    Imprimir


Se você tem o humor instável, as emoções desequilibradas e uma capacidade muito pequena de fazer planos, cuidado: ganhar e perder peso vai se tornar algo muito comum ao longo de sua vida. E se você for impulsiva, cínica e agressiva, a sua chance é de engordar. Pesquisadores do Instituto Nacional do Envelhecimento, nos Estados Unidos, avaliaram informações de 1.988 pessoas ao longo de 50 anos para descobrir quais trações da personalidade se relacionavam mais com o peso e com o IMC (índice de massa corporal).

Os voluntários, metade homens e metade mulheres, foram classificados entre os cincos grandes traços de personalidade: neuroticismo, extroversão, amabilidade, conscienciosidade e abertura para o novo. Os resultados mostraram que as pessoas traziam na personalidade traços fortes de neuroticismo e baixa conscienciosidade corriam mais riscos de engordar e emagrecer ao longo dos anos. O neuroticismo indica instabilidade emocional e a conscienciosidade é a capacidade de fazer planos para atingir objetivos.

Publicada na revista científica da Associação Americana de Psicologia, a pesquisa mostrou ainda que o maior ganho de peso ocorre entre as pessoas impulsivas - aquelas que gostam de correr riscos - e entre as antagônicas, especialmente as cínicas, competitivas e agressivas.

De acordo com a pesquisadora Angelina Sutin, coordenadora do estudo, os resultados são válidos mesmo considerando o fato de as pessoas ganharem mais peso à medida que envelhecem.

- Pesquisas anteriores já tinham demonstrado que pessoas impulsivas consomem mais comida e mais álcool. Esses padrões de comportamento devem contribuir para o ganho de peso ao longo do tempo. Segundo a cientista, os caminhos para analisar a influência da personalidade sobre o peso são complexos e incluem diversos fatores.

- Mas esperamos que, ao descobrirmos mais detalhes disso, e os tratamentos contra obesidade podem ser mais personalizados.

Um exemplo, diz Sutin, é que exercícios em grupos são mais eficientes para os extrovertidos do que para os introvertidos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/82600/visualizar/